AURELINO LEAL CONTA COM VACINAÇÃO CONTRA GRIPE ATÉ 16 DE JUNHO
  • 94
  • 0
  • 06/06/2018 
  • Redação

Começou na terça-feira (24) de abril e foi prorrogada até o dia 16 de junho a campanha de vacinação contra a gripe no município de Aurelino Leal. A dose está disponível em todos os postos de saúde da cidade aos chamados grupos prioritários, que são aqueles com maior possibilidade de desenvolver quadros mais graves das doenças respiratórias.

Na primeira fase, a vacina foi aplicada nos profissionais de saúde e em pessoas com 60 anos e mais de idade. Dando segmentos a campanha foram incluídas as crianças entre 6 meses e menores de 5 anos de idade, as gestantes e as puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto).

Dia D

O dia de mobilização nacional para vacinação de Influenza aconteceu em 12 de maio, prorrogando o encerramento da campanha que aconteceria dia 1º para 15 de junho. Seguindo a recomendação da Organização Municipal da Saúde (OMS), a vacina é a trivalente e protege contra três subtipos do vírus da gripe: H1N1, H3N2 e Influenza B.

“A campanha acontece anualmente devido à duração da proteção ser de aproximadamente um ano, pois depende de alguns fatores como idade e do sistema imunológico de cada um, e também para a atualização da vacina de acordo com os vírus de maior circulação no território. O benefício da vacina é proteger das complicações que podem acontecer por consequência da gripe, como pneumonias, e evitar internações e, em casos mais graves, óbito”, explicou o secretário municipal de saúde de Aurelino Leal, Waldson Souza.

Com 71% da meta da campanha alcançada, os profissionais da saúde pretendem alcançar outros percentuais até o próximo dia 15 em vacinar outras pessoas. A dose é contraindicada para aqueles que já tiveram alergia grave em doses anteriores ou a algum componente da vacina. Pessoas com febre alta também devem procurar orientação médica antes de se vacinar.

 Prefeitura Municipal de Aurelino Leal – Assessoria de Comunicação e imprensa