UBAITABA: ARMANDO UZÊDA CONTINUA AQUI
  • 1.967
  • 28
  • 01/05/2017 
  • Redação
Armando completaria 79 anos neste 1º de Maio

Armando completaria 79 anos neste 1º de Maio

O jornal Tribuna da Região  não poderia deixar essa data,  1º de Maio  “Dia Internacional do Trabalho” sem citar o memorável prefeito, Armando Uzeda Pires que se estivesse vivo completaria 79 anos. Armando nasceu no dia 1º  de maio de 1938, veio de uma família modesta e trabalhadora. Acostumado desde  cedo com o trabalho, era inteligente e possuía um raciocínio ágil, entretanto, fez um grande esforço para conciliar os estudos  com as atividades laborais.. Tinha um perfil de um autodidata e na  sua formação humanista, sempre esteve presente a valorização ao trabalho.

Armando Uzêda foi,  durante toda sua vida, um apaixonado pela sua comunidade nativista -Ubaitaba.  Sonhou e lutou pela melhoria da lavoura cacaueira, tinha crença e considerava imprescindível o fortalecimento da matriz econômica do cacau para contribuir, como catalisadora, no processo de aperfeiçoamento comunitário e no bem-estar da sociedade regional.

A sua escola profissional foi a tradicional firma Correia Ribeiro e, também,  uma especie de universidade da vida. Naqueles bons tempos do cacau, sob o comando gerencial de Armando Uzêda, Correia Ribeiro manteve a primazia do mercado dos frutos de ouro, na produtiva microrregião de Ubaitaba.

Armando tinha contradições, como todo ser humano, Os seus defeitos era de temperamento, mas não podemos desconhecer a importância da sua obra como gestor público municipal de Ubaitaba e os seus feitos na dimensão regional sul-baiana.

Participou ativamente dos grandes acontecimentos da vida ubaitabense por mais de 30 anos e demonstrou ser capaz de desempenhar  um papel despido de ressentimento, recompondo com antigos adversários e olhando alto os interesses de Ubaitaba.

O trabalho administrativo iniciado por Orlando Magalhães, continuado e ampliado por Armando Uzêda, foi essencial para consolidar a função estratégica de liderança regional do município de Ubaitaba, historicamente representada no contexto territorial do Baixo Vale do Rio das Contas.

Armando tinha consciência sobre o papel do dirigente municipal para o desenvolvimento local e a qualidade de vida das pessoas. Esses principais traços da sua personalidade foram colocados em prática, no decurso das suas duas gestões, como  o maior administrador público, no total de uma década à frente da Prefeitura de Ubaitaba. A primeira de 1983 a 1988 e a segunda no período de 1993 a 1996.

Com seu estilo dinâmico e determinado, não  tinha receio de enfrentar ameaças, de inovar e sobretudo de aproveitar oportunidades. Soube cumprir com a exigência das funções do Chefe do Executivo, bem como ousou percorrer caminhos para estruturar Ubaitaba na direção do futuro.  Dirigiu a Associação dos Municípios da Região Cacaueira – AMURC, no biênio 1993/1994, e deixou sua marca nas ações políticas de coordenação dos prefeitos regionais e na aquisição da sede própria da entidade.

No plano pessoal, tive a oportunidade de conviver com o cidadão Armando Uzêda Pires. Também o privilégio e honra de compartilhar sob a liderança desse ilustre homem publico para a fundação da A.C. C – Associação Cacaueira da Canoagem e o apoio a  diversas competições locais e em outras cidades para difundir o esporte  e revelar atletas que hoje estão dando glorias e frutos  para para nossa cidade.

Armando gostava de viver e amava a vida, porém algumas vezes  foi batido pelo destino, sofreu decepções, fato inerente a todo homem público. Já no aspecto humano , enfrentou as vicissitudes da enfermidade que afetou sua saúde e, nos  últimos tempos alterou o seu cotidiano. Tanto na politica como na sua individualidade, Armando nunca se abateu, ao contrário, reagia até com uma certa indisciplina, mantinha o otimismo, a capacidade de indignação e a peculiar energia espiritual. Armando foi um homem público de iniciativas brilhantes, um  líder incontestável.  A saudades continua, meu amigo! (jornaltribunadaregiaão. com br)


  1. laércio leal disse:

    O MAIOR PREFEITO DA HISTORIA POLITICA DE UBAITABA, INTELIGENTE, TRABALHADOR E ACIMA DE TUDO AMIGO.

  2. Redação disse:

    Loyola Neto Parabéns Humberto Hugo. Excelente matéria. Escrita com amor

  3. Redação disse:

    Mary Loyola. Obrigada Humberto . Essa matéria nós trouxe muito Orgulho

  4. Redação disse:

    Eleonir Martins Ribeiro Parabéns meu amigo pela excelente matéria!

  5. Redação disse:

    Eleonir Martins Ribeiro Quê as lembranças de Armando Uzeda e Ramiro Bispo Ribeiro e tantos outros quê ajudaram na história de Ubaitaba, fiquem pra sempre em nossas memórias

  6. Redação disse:

    Olivia Garcia Leite: Grande ser gostava muito dele

  7. Redação disse:

    Alan Ramos O melhor!!!!!!

  8. Redação disse:

    Teka Moreno Sempre será inesquecível no coração do povo Ubaitabense!

  9. Redação disse:

    Waldira Seixas Grande político! Saudades

  10. Redação disse:

    Nelson Guge DE Oliveira Lima. MUITO AUTORITÁRIO

  11. Redação disse:

    Ione Ribeiro Grande Homem !Saudades eternas meu querido Armando ! Fomos colegas no Colégio C.E.U no turno Noturno.Muito inteligente! Saudades

  12. Redação disse:

    Antonilton Ferreira ARMANDO UZEDA PIRES ! VULTO IMPOLUTO DA HISTÓRIA UBAITABENSE , QUE DEVERÁ SEMPRE SER LEMBRADO NAS ESCOLAS E PAPO INFORMAL EM TODOS OS QUADRANTES DO MUNICÍPIO , PARA QUE NUNCA VENHA CAIR NO OSTRACISMO CULTURAL , COMO ACONTECEU COM O NOSSO ARTISTA MAIOR , FERNANDO LONA , QUE OS JOVENS DE HOJE NÃO SABEM QUEM FOI ! PARABÉNS AMIGO ARMANDO ! MEU ABRAÇO E A CERTEZA QUE OS BONS NÃO MORREM NUNCA ! UM BRINDE AOS SEUS FEITOS . FELIZ ANIVERSÁRIO !

  13. Redação disse:

    Almir Guedes · Amigo de Jailton Araújo e outras 41 pessoas
    Um dos poucos defeitos foi usar o suor do Sr Maneca Guedes e de dezenas de trabalhadores… Na construção de vários bairros levou fama desleal. Tô me pronunciando devido a pimenta que ele jogou em nossos olhos

  14. Redação disse:

    Antonilton Ferreira É MUITO FEIO E DESELEGANTE , SE MACULAR A IMAGEM E O NOME DE ALGUÉM QUE JÁ NÃO ESTÁ PRESENTE PARA SE DEFENDER . NÃO PEGOU BEM !!

  15. Duda Pires disse:

    Humberto, você consegui retratar na integra o espírito desse grande homem público e administrador fantástico, que dedicou toda sua vida a nossa Ubaitaba. Esse retrato perfeito nos deixa, como filho, ainda mais orgulhoso e feliz pelo reconhecimento. Agradeço suas palavras, típicas de quem conviveu diariamente e trocou ensinamentos, prova da generosidade do seu texto. Grande Abraço.

  16. Redação disse:

    Mario Ruy De Carvalho Costa Representou um divisor de aguasna história de Ubaitaba.

  17. Redação disse:

    Hellen Almeida · 17 amigos em comum
    Impossível de esquecer

  18. Redação disse:

    Magnolia Rocha Grande figura, gente boa fica eternamente em nossos corações

  19. Redação disse:

    Jorge Gomes Um grande homem e um grande amigo que merece o respeito de todos, pricipalmente por está ausente para se defender.

  20. Redação disse:

    Fernando Castro Merecida homenagm ao ilustre amigo e representante do povo de nossa terra.
    Parabéns Humberto pela bela matéria

  21. Redação disse:

    Magnolia Rocha Parabéns que Deus hoje e sempre te proteja e te abençoe seja muito feliz em tudo que se dispor a fazer em todos os dias de sua vida.

  22. Redação disse:

    Josenildo Ribeiro Saudoso Armando Grande Prefeito quê Ubaitaba BA-BRASIL já teve. Abraços aos seus Familiares

  23. Redação disse:

    Aldo Cezar Jesus Santos Humberto Hugo parabéns por mater viva em nossas lembranças a memória de pessoas q fizeram e sempre fara parte da história ubaitabense

  24. Redação disse:

    Everaldo Silva Melo Silva Melo Nosso grande amigo ex prefeito Armando Uzeda, fica só a saudade.

  25. Redação disse:

    Loyola Neto Parabéns Humberto Hugo. Excelente matéria. Escrita com amor. Obrigado!

  26. Redação disse:

    Mary Loyola · Amigo de Macau Almeida e outras 43 pessoas
    Obrigada Humberto . Essa matéria nós trouxe muito Orgulho
    Curtir · Responder · 15 h

  27. IDAILSON GOMES disse:

    Grande Administrador e amigo. como falava meu pai Pedro Leal (ex vereador) “grande homem público e administrador fantástico”

  28. jose jorge disse:

    grande homem, grande amigo