85 ANOS DE ARMANDO UZEDA PIRES
  • 2.721
  • 1
  • 01/05/2023 
  • redacao

 

 

Armando Uzeda, ex-prefeito de Ubaitaba

Se estivesse vivo o ex-prefeito de Ubaitaba, Armando Uzeda Pires, estaria completando 85 anos de existência neste 1º de Maio de 2.023 . O jornal Tribuna da Região  não poderia deixar essa data,  1º de Maio  “Dia Internacional do Trabalho” sem citar o memorável prefeito, Armando Uzeda Pires que se estivesse vivo completaria 85  anos.

Armando nasceu no dia 1º  de maio de 1938, veio de uma família modesta e trabalhadora. Acostumado desde  cedo com o trabalho, era inteligente e possuía um raciocínio ágil, entretanto, fez um grande esforço para conciliar os estudos  com as atividades laborais.. Tinha um perfil de um autodidata e na  sua formação humanista, sempre esteve presente a valorização ao trabalho.

Armando Uzêda foi,  durante toda sua vida, um apaixonado pela sua comunidade nativista -Ubaitaba.  Sonhou e lutou pela melhoria da lavoura cacaueira, tinha crença e considerava imprescindível o fortalecimento da matriz econômica do cacau para contribuir, como catalisadora, no processo de aperfeiçoamento comunitário e no bem-estar da sociedade regional.

A sua escola profissional foi a tradicional firma Correia Ribeiro e, também,  uma especie de universidade da vida. Naqueles bons tempos do cacau, sob o comando gerencial de Armando Uzêda, Correia Ribeiro manteve a primazia do mercado dos frutos de ouro, na produtiva microrregião de Ubaitaba.

Armando tinha contradições, como todo ser humano, Os seus defeitos era de temperamento, mas não podemos desconhecer a importância da sua obra como gestor público municipal de Ubaitaba e os seus feitos na dimensão regional sul-baiana.

Participou ativamente dos grandes acontecimentos da vida ubaitabense por mais de 30 anos e demonstrou ser capaz de desempenhar  um papel despido de ressentimento, recompondo com antigos adversários e olhando alto os interesses de Ubaitaba.

O trabalho administrativo iniciado por Orlando Magalhães, continuado e ampliado por Armando Uzêda, foi essencial para consolidar a função estratégica de liderança regional do município de Ubaitaba, historicamente representada no contexto territorial do Baixo Vale do Rio das Contas.

Armando tinha consciência sobre o papel do dirigente municipal para o desenvolvimento local e a qualidade de vida das pessoas. Esses principais traços da sua personalidade foram colocados em prática, no decurso das suas duas gestões, como  o maior administrador público, no total de uma década à frente da Prefeitura de Ubaitaba. A primeira de 1983 a 1988 e a segunda no período de 1993 a 1996.

Com seu estilo dinâmico e determinado, não  tinha receio de enfrentar ameaças, de inovar e sobretudo de aproveitar oportunidades. Soube cumprir com a exigência das funções do Chefe do Executivo, bem como ousou percorrer caminhos para estruturar Ubaitaba na direção do futuro.  Dirigiu a Associação dos Municípios da Região Cacaueira – AMURC, no biênio 1993/1994, e deixou sua marca nas ações políticas de coordenação dos prefeitos regionais e na aquisição da sede própria da entidade.

No plano pessoal, tive a oportunidade de conviver com o cidadão Armando Uzêda Pires. Também o privilégio e honra de compartilhar sob a liderança desse ilustre homem publico para a fundação da A.C. C – Associação Cacaueira da Canoagem e o apoio a  diversas competições locais e em outras cidades para difundir o esporte  e revelar atletas que hoje estão dando glorias e frutos  para para nossa cidade.

Armando gostava de viver e amava a vida, porém algumas vezes  foi batido pelo destino, sofreu decepções, fato inerente a todo homem público. Já no aspecto humano , enfrentou as vicissitudes da enfermidade que afetou sua saúde e, nos  últimos tempos alterou o seu cotidiano. Tanto na politica como na sua individualidade, Armando nunca se abateu, ao contrário, reagia até com uma certa indisciplina, mantinha o otimismo, a capacidade de indignação e a peculiar energia espiritual. Armando foi um homem público de iniciativas brilhantes, um  líder incontestável.  A saudades continua, meu amigo! ( Humberto Hugo-jornatltribunadaregiao.com.br)

 


  1. Mario Ruy de C. Costa disse:

    Deixou um grande legado na sua primeira administração. Representou um divisor de águas para ubaitaba inteligente e destemido.Quanto à ACC ASSC. CACAUEIRA DE CANOAGEM, ELE DEU GRANDE IMPULSO, pois a fundação da mesma se deu em 10.07.85, conforme o estatuto no endereço da AV. PRESIDENTE VARGAS , NA CASA ONDE MOROU TINORZINHO, onde reuniu alguns amigos, ABNEGADOS pelo esporte e fundaram a ACC. BENEDITO CAIRO HUMBERTO HUGO MARIO RUY , PAULO ROGERIO RAMOS entre outros aficcionados. A HISTORIA È A MÃE DE TODA VERDADE.