CARAVANA DA JUSTIÇA SOCIAL CHEGA A UBAITABA PARA ATENDER POPULAÇÃO
  • 2.226
  • 0
  • 22/08/2019 
  • redacao

 

A Caravana da Justiça Social, ação criada e promovida pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), iniciará nesta sexta-feira, dia (23, pelo município de Ubaitaba, a jornada de atendimentos e de prestação de serviços à população das regiões Sul e Extremo-Sul.
Os atendimentos acontecem das 8 às 17 horas de sexta e das 8 às 12 horas de sábado, no Campus Avançado Instituto Federal da Bahia, contando com o apoio da Prefeitura, por meio das secretarias de Saúde e da Assistência Social, Promoção e Trabalho (SEAST), que vão ampliar a prestação de serviços com atividades locais.
Serão disponibilizados, gratuitamente, serviços básicos de documentação para a população, além da execução de atividades de desenvolvimento social, assistência social e direitos humanos.
No IFBA, a população poderá emitir documentos básicos: RG (segunda via); CPF; Certidão de Nascimento, Casamento e Óbito (segunda via); e Carteira de Trabalho e Previdência Social. No caso do RG, será necessário levar fotografias 3×4.

DIREITO DO CONSUMIDOR
A comunidade também terá acesso a outros serviços da Caravana da Justiça Social , como o atendimento aos direitos do consumidor, através do Procon/BA; orientações para emissão de Passe Livre Intermunicipal para Pessoas com Deficiência; emissão do cartão ID jovem e a realização de exame de DNA para reconhecimento de paternidade de crianças e adolescentes que não possuem registro paterno na certidão de nascimento.
A Coordenação de Políticas para Juventude, em parceria com o Conselho Estadual de Juventude, promoverá roda de conversa para orientar os jovens locais sobre políticas públicas, participação social e democracia. A Coordenação LGBT e a Coordenação de Políticas para as Pessoas Idosas também estarão presentes para desenvolverem diálogos informativos com os públicos prioritários de cada área.
No intuito de fortalecer a Política de Assistência Social e contribuir para a consolidação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), a Superintendência de Assistência Social da SJDHDS promoverá a discussão com a população sobre a importância do acompanhamento familiar no Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para contribuir para o aprimoramento da proteção integral às famílias vulneráveis.

PARCERIAS
A Caravana da Justiça Social é uma realização do Governo da Bahia, por meio da SJDHDS, em parceria com as Prefeituras Municipais, Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério Público da Bahia (MP-BA), Tribunal de Justiça do Estado (TJ-BA), Defensoria Pública da Bahia (DPE-BA), entre outros órgãos.

Prefeitura de Ubaitaba
Assessoria de Comunicação
com informações da ASCOM/SJDHDS