VOLUNTÁRIO DA VACINA DE OXFORD É INTERNADO EM UTI DE HOSPITAL PARTICULAR EM SALVADOR
  • 1.290
  • 0
  • 15/12/2020 
  • redacao

Um voluntário da vacina de Oxford foi internado na UTI do Hospital Jorge Valente, em Salvador, com suspeita de coronavírus, conforme apuração feita pelo BNews, na noite desta segunda-feira (14). Contatado pelo site, a assessoria da unidade de saúde confirmou a internação do paciente, mas não detalhou a situação dele a pedido da família.

O paciente, que teve a identificação preservada, foi voluntário da vacina britânica aplicada no Hospital São Rafael, também situado na capital baiana. Ainda não há informações sobre o seu estado de saúde e nem se no teste ele recebeu o antídoto ou placebo. Esta última informação é sigilosa no processo de ensaios clínicos da vacina.

A vacina da farmacêutica AstraZeneca é uma das quatro que estão sendo testadas no Brasil. No dia 8 de dezembro, a AstraZeneca e a Universidade de Oxford publicaram, em revista científica, o estudo que mostrava a eficácia de sua vacina contra a Covid-19. Segundo os dados, a eficácia foi de até 90%.

Na prática, se uma vacina tem 90% de eficácia, isso significa dizer que 90% das pessoas que são vacinadas com ela ficam protegidas contra aquela doença.

Colaborou o jornalista João Brandão