PRAIAS DE ALGODÕES NA PENÍNSULA DE MARAÚ; AS MAIS LIMPAS DA BAHIA
  • 3.754
  • 1
  • 05/01/2021 
  • redacao

 

Guardião e salva-vidas  no diálogo com os turistas, durante o recolhimento do lixo

(Por : Gabriele/Algoodões

A Praia de Algodões na Península de Maraú pode ser considerada uma das praias mais limpas e organizadas do litoral da Bahia. Somente durante a semana do Réveillon foram coletados da praia e das ruas de acesso 400 kg de vidros, 140 kg de latinhas e 280kg de plásticos e resíduos mistos, assim evitando poluição marinha antes que a maré levasse os resíduos.

 

Guardião e salva-vidas Pedro no diálogo com os turistas,

Uma iniciativa particular incluindo um coletivo de moradores, comércios e ONGS desenvolveu um conceito simples e eficaz de harmonização do Loteamento Praias  Praias de Algodões incluindo a área da praia e das vias de acesso. Foram empregados e fardados 3 guardiões com a tarefa de sensibilizar o público na questão da poluição por dejetos sólidos e som assim como organizar o trânsito de acesso à praia.

Guardiões em ação na rua beira-mar,

A iniciativa disponibilizou placas sinalizando áreas de estacionamento assim como sensibilizando o público na questão do lixo com frases de gentileza como “Por Amor, leve o seu lixo” ou “Cuide do seu lixo”. Foram disponibilizadas novas lixeiras na rua beira-mar e na praia, regularmente monitoradas e limpas pelos guardiões. Assim são coletados e separados 40 kg de plásticos e lixos mistos e 20 kg de latinhas e 57kg de vidros por dia.

O sucesso dessa iniciativa foi imediato e obteve somente reações positivas dos turistas, dos moradores e dos comércios. Muito elogiado foi o trabalho dos guardiões, que além de coletarem e separarem os resíduos, buscam a conversa com os turistas na praia, explicando o motivo da iniciativa e dando informações sobre o impacto do lixo e do ser humano no ambiente marinho e nos corais que beiram a costa da Península de Maraú. A iniciativa durará até o final de fevereiro 2021, sendo repetida anualmente na alta temporada.

 

 


  1. Sthenia Raquel Silva disse:

    Parabéns pela iniciativa !!! Uma Atitude memorável e positiva pra toda Comunidade e principalmente à natureza !!! Gratidão pelo cuidado !!!