FUNDADOR DOS NOVOS BAIANOS, LUIZ GALVÃO MORRE AOS 87 ANOS
  • 1.553
  • 0
  • 23/10/2022 
  • redacao

 

r Luiz Galvão morreu na madrugada deste domingo, 23, em São Paulo.

O poeta, cantor e compositor Luiz Galvão morreu na madrugada deste domingo, 23, em São Paulo. Membro fundador dos Novos Baianos, ele estava internado desde o dia 19 de setembro, na Unidade de Terapia Intensiva do Instituto do Coração (Incor). Galvão vinha de um histórico de complicações de saúde. Cardiopata e diabético, ele sofreu um infarto em 2017, que deixou algumas sequelas.

No dia 12 de setembro, o artista foi vítima de um segundo infarto. No Incor, onde estava internado há 34 dias, Galvão passou por uma cirurgia cardiovascular. Anteriormente, ele ainda tinha sido socorrido à Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Artistas e amigos próximos da família prestaram homenagens nas redes sociais.

Em seu perfil no Instagram, Caetano Veloso declarou que o artista “mudou o rumo da história do Brasil” com a criação dos Novos Baianos. “Sendo de Juazeiro, atraiu João Gilberto para a casa coletiva em que viviam os membros do grupo. E isso definiu o caminho rico que se pode resumir no álbum ‘Acabou Chorare’ mas se redobrou em muito mais”, publicou. “Tenho a honra de ter sido parceiro dele em ao menos uma canção sobre o Farol da Barra.

Num barzinho do Campo Grande, a dupla era Moraes e Galvão. Depois se multiplicaram em Baby e Pepeu e Dadi e tantos mais. Os dois já se foram, mas seu legado mantém o país capaz de muito mais do que parece”, completou. O ator e músico Lúcio Mauro Filho também homenageou o artista e ressaltou a influência de Galvão na sua vida.

“Mestre Luiz Galvão acaba de serenar e foi encontrar seu parceiro Moraes Moreira, na imensidão da eternidade. Juntos eles fundaram os Novos Baianos e fizeram a cabeça do Brasil. Comigo não foi diferente. Minha mãe me apresentou a música deles e mudou minha vida para sempre, como fazem as mães com frequência”, escreveu.