UESC SEDIA 10° CONGRESSO DA UNIÃO DOS ESTUDANTES DA BAHAIA
  • 1.687
  • 0
  • 02/09/2023 
  • redacao

 

 

A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) recebe neste final de semana estudantes vindos de Instituições de Ensino Superior de toda o estado que participam do 10° Congresso da União dos Estudantes da Bahia (10º CONUEB). O evento tem como tema central “80 anos da UEB: uma história de luta, resistência e amor pela Bahia” e presta homenagem a Dinaelza Santana Coqueiro, ex-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) morta na guerrilha do Araguaia.

Segundo informações do presidente da União dos Estudantes da Bahia (UEB), Pedro Lucas, estudante da Universidade Federal da Bahia (Ufba), o evento é promovido pela UEB e a Uesc, com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), CTB e a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). Ele informa ainda que são esperados cerca de 800 estudantes de universidades e institutos de todo o estado.

Neste sábado pela manhã, a programação inclui debates sobre o “Papel dos estudantes baianos na reconstrução dos país: a universidade dos nossos sonhos” e “10 anos da lei de cotas: avaliação, reformulação e avanço da implicação nas cotas trans, indígenas, quilombolas e étnico-raciais nas universidades baianas”; pela tarde, grupos de trabalho. À noite está programado um campeonato poliesportivo da UEB.

No domingo, 3 de setembro, às 8 horas, haverá ato político, com a presença do reitor em exercício, Maurício Moreau, de secretários de Estado, deputados federais, estaduais, vereadores e outras autoridades. Logo em seguida será realizada a plenária final. (Blog do Thame)