BAMIN CONQUISTA PRÊMIO POR EXCELÊNCIA DE ENGENHARIA DE INFRAESTRUTURA
  • 1.426
  • 0
  • 04/10/2023 
  • redacao

Alberto Vieira, da Bamin, recebe prêmio de excelência em infraestrutura || Foto Revista O Empreiteiro/Bamin

A Bahia Mineração (Bamin) recebeu o prêmio Distinção de Engenharia de Infraestrutura, do Fórum Infra 2025, evento que reúne as concessionárias mais importantes do país e operadoras globais. A premiação destaca o papel socioeconômico desempenhado pela empresa, especialmente na concessão do trecho 1 da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol 1), obra privada prevista no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal.

O diretor de Implantação e Projetos da Bamin, Alberto Vieira, representou a empresa no evento e respondeu a perguntas sobre o progresso das obras da Fiol 1, que conecta a mina de minério de ferro da empresa em Caetité ao Porto Sul, em Ilhéus, na Bahia. Ele também discutiu os impactos positivos desse empreendimento de grande porte no desenvolvimento das comunidades da região.

“É uma honra contribuir para o crescimento do Brasil e da Bahia por meio dos projetos realizados pela Bamin. Estamos construindo uma ferrovia moderna, com capacidade de carga, que está impulsionando o desenvolvimento em todo o estado”, comenta Alberto.

Promovido em São Paulo, o fórum reuniu especialistas e empresários do setor de infraestrutura, responsáveis por investimentos privados em projetos dessa natureza, para discutir avanços e premiar as empresas brasileiras que se destacaram em suas iniciativas.

CONCESSÃO

O contrato para a construção dos 537 quilômetros de extensão da Fiol 1 foi assinado em setembro de 2021 com o Ministério da Infraestrutura, do Governo Federal, e passará por 19 municípios, com previsão de conclusão em 2027. A subconcessão da Bamin tem a duração de 35 anos, dos quais cinco para construção e 30 anos para operação.

A Ferrovia Oeste-Leste (Fiol) foi planejada, nacionalmente, em três etapas. A Bamin arrematou o Trecho 1, entre Caetité e Ilhéus, durante leilão realizado em abril de 2021. Cerca de 70% da obra da Fiol 1 já está pronta, ficando sob a responsabilidade da Bamin a conclusão dos 30% restantes. Os trechos 2 e 3 da Fiol estão sob administração do Governo Federal.