ITACARÉ: ADEPTOS DO CANDOMBLÉ REALIZARÃO CAMINHADA EM PROTESTO À INTOLERÂNCIA RELIGIOSA
  • 1.578
  • 0
  • 24/11/2023 
  • redacao

A cidade de Itacaré recebe, neste domingo (26), a partir das 8h30min, a segunda edição da Caminhada pela Paz e Contra o Preconceito e a Intolerância Religiosa.

O evento é organizado pelos povos de terreiro do município sul-baiano, e o ato vai começar no Ilê Axé Babá Wallamyn, localizado na Rua da Passagem. De lá, os participantes ganharão as ruas da cidade no embalo de ritmos tradicionais, como o ijexá.

Crispim Soares, um dos organizadores da Caminhada, falou sobre a expectativa na reta final de preparação.

“Estamos buscando fazer o máximo para acolher bem nossos amigos e irmãos, que estão vindo para somar forças e colocar este manifesto de resistência e amor nas ruas de Itacaré”. As informações e imagem são do blog Pimenta.

Além do sentido político, Crispim enfatiza a dimensão estética da intervenção no espaço público. “Vai ser lindo ver o tapete branco da paz cobrindo as ruas da cidade, ao toque do ijexá, cabula, barravento, kongo de ouro, aguerê, opanijé, adarrum, com o aroma gostoso da água de cheiro, e tudo isso somado à beleza dos povos de terreiro”.

Segundo ele, a Caminhada é aberta a pessoas de todas as religiões e para quem não tem religião, mas entende a importância de defender a liberdade de credo como direito fundamental.