- 541
- 0
- 18/09/2024
- redacao
As delegações de Ubaitaba – Associação Cacaueira de Canoagem (ACC) – e de Itacaré – Associação de Canoagem de Itacaré (ACI) – foram os destaques do Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade e Paracanoagem 2024. As equipes conquistaram o primeiro e o segundo lugares, respectivamente. A competição nacional foi disputada nas águas de Lagoa Santa (MG).
Além de Ubaitaba e Itacaré, a Bahia foi representada por equipes de Camamu, Maraú, São Feliz e Ubatã. As delegações dos municípios baianos conquistaram 216 medalhas (44 ouros, 56 pratas e 116 bronzes). Com o resultado, o estado soma o seu vigésimo título de campeão nacional.
Dentre as pontuações, a Associação Cacaueira de Canoagem somou 1.443 pontos ante aos 916 da equipe de Itacaré. Já o quarto lugar também foi baiano com os 516 pontos da Associação Marauense de Canoagem (AMC), de Maraú. O Campeonato Brasileiro de Canoagem reuniu mais de 500 atletas de 54 clubes de todo o Brasil.
DEFINIÇÃO DO RANKING
O Brasileiro de canoagem é o terceiro evento da temporada e tem papel decisivo na classificação dos atletas. A pontuação obtida neste campeonato, somada aos resultados das etapas I e II da Copa Brasil, definirá o ranking nacional.
Um dos participantes do Brasileiro foi Mateus Nunes Bastos, que recentemente participou dos Jogos Olímpicos Paris 2024. Mateus conquistou diversas medalhas, incluindo a prata no C1 200m. “Competi aqui e já conquistei cinco medalhas, no C1 200m fiquei na segunda colocação, mas estou feliz com o resultado deste campeonato”, comentou o atleta.
Alan Júnior, que também integra a Seleção Brasileira de Canoagem no Kaiaque, conquistou dois ouros no K1 menor masculino, nas categorias 1.000m e500m; e três ouros no K2 1000m, 500m e 200m, com seu parceiro Davi Sena. Esses atletas são participantes do projeto Remando em Águas Baianas.
ESTER RUTHE E ISAQUIAS QUEIROZ
Outro destaque foi a canoísta Ester Ruthe Terencio. Ela foi campeã brasileira na categoria C1 infantil feminino nas distâncias 1000m, 500m e 200m, com ouros pela ACC. A atleta iniciou na modalidade pelo clube Associação Preserve o Rio de Contas (APRC), fundada em 2017 com intuito de preservação ambiental, preservação do Rio das contas e a prática da modalidade canoagem.
Já o multimedalhista olímpico Isaquias Queiroz não cansa de somar conquistas. Após brilhar na prova dos C1 1.000m na quinta-feira (16), o baiano subiu ao pódio nas provas dos 200 m e dos 500 m, tanto no C1 quanto no C2, além dos C2 1000 m.
A presidente da Federação Baiana de Canoagem (Febac), Camila Lima, agradeceu o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia. A Sudesb garantiu o transporte para mais de 180 competidores e membros de delegação das cidades de Camamu, Itacaré, Maraú, São Feliz, Ubaitaba e Ubatã.
- FAÇA UM COMENTÁRIO
- 0 COMENTÁRIOS