- 334
- 0
- 08/08/2025
- redacao
Os escritores Elenilda Alves Brandão, José Américo da Matta Castro e Vera Pestana se reúnem para lançar, respectivamente, os livros Da Roça ao Doutorado: sobre o poder da educação; Da Essência – Poemas Inéditos; e A Elefantinha que não queria Elefantar, os três publicados pela Via Litterarum Editora.
As obras serão lançadas ainda em agosto em dois eventos distintos. O primeiro deles, no dia 15 de agosto, às 19h, será uma noite de autógrafos e acontecerá no Casarão de José Américo. O evento será aberto ao público e é uma oportunidade para sair com o livro autografado em um pré-lançamento.
Já no dia 24 de agosto, os autores irão participar de uma mesa na 1ª edição do FestContas – Festival Literário do Médio Rio de Contas, ocasião em que irão trocar experiências e abordar as nuances de seus processos de escrita.
Sobre os escritores
Elenilda Alves Brandão – Bisneta, neta e filha de analfabetos, Elenilda Alves Brandão rompe o ciclo da ausência de escolarização dos antepassados que a antecede, graduando-se em Filosofia e Matemática (UESC), Mestra em Educação (UEFS) e Doutora em Família na Sociedade Contemporânea (UCSAL). É autora das obras: O Adolescente (Des)conectado em Teias de Relações (2023); Celular, Por Favor, Seja Meu Amigo (2024); idealizadora e organizadora de Cartas para José Américo da Matta Castro e da presente obra Da Roça ao Doutorado: sobre o poder da educação (2025). A obra é uma escrita com o mesmo tecido da esperança, indicada para leitores de todas as idades e conta a trajetória educacional da autora, seus percalços, lutas e vitórias.
José Américo da Matta Castro – Jornalista profissional, escritor, memorialista e poeta. Natural de Ipiaú, é graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Bahia. É autor dos livros Portas do Éden, Personagens de Ipiaú e Da Essência, além de coautor do livro Ipiaú – Histórias da Nossa História. Atuante em movimentos culturais, tem lutado pela preservação da memória local em seus diversos aspectos.
- FAÇA UM COMENTÁRIO
- 0 COMENTÁRIOS