- 67
- 0
- 30/11/2025
- redacao
Ilhéus perdeu, neste sábado (29), a Mãe de Santo Carmosina Mota de Souza Santos, mais conhecida como Mãe Carmosina, de 108 anos. Nascida no município de Itaquara, no sudoeste da Bahia, em 1917, a liderança religiosa morreu de causas naturais, na casa de uma neta, na madrugada de hoje, no bairro São Miguel.
Líder do terreiro de Umbanda Sultão das Matas, no bairro Malhado, Mãe Carmosina teve 4 filhos. O corpo dela está sendo velado na Rua Severino Vieira, no mesmo bairro onde ela mantinha o terreno. O sepultamento do corpo da religiosa será neste no domingo (30), a partir das 9h, no Cemitério Batista, no bairro Pontal.
Por meio de nota, a Prefeitura de Ilhéus manifestou “profundo pesar pelo falecimento da querida Mãe Carmosina. Destaca que ela foi uma figura importante para as tradições religiosas da cidade e referência, reconhecida pelo acolhimento, pela fé e liderança espiritual que exerceu ao longo de toda a sua vida”.
Afirma ainda que a trajetória de Mãe Carmosina deixa “um legado de respeito, devoção e cuidado com a comunidade, que seguirá vivo na memória dos filhos, netos, bisnetos e de todos que tiveram o privilégio de conviver com ela. A Prefeitura de Ilhéus se solidariza com familiares e amigos, desejando força e conforto neste momento de profunda dor”.
- FAÇA UM COMENTÁRIO
- 0 COMENTÁRIOS











