Levantamento da Receita Federal mostra que um total de 4,95 mil municípios brasileiros, 89% do total, acumulam uma dívida de R$ 99,6 bilhões em contribuições ao Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). Segundo levantamento, Ubaitaba é dos que aparecem na lista, devido ao não pagamento o que já causou dificuldade para o município obter a Certidão Negativa de Débitos (CND).
Na época, o ex-prefeito Bêda Almeida (PMDB) durante suas gestões sempre enfrentava dificuldade para regularizar a situação no Cadastro Único de Convênios (Cauc), do governo federal teve que negociar o débito para limpar o nome da Prefeitura. A atual prefeita, Suely Carneiro da Silva Carvalho (PSB) vai ser obrigada regularizar essa situação ou empurrar a dívida com a barriga como fez seu antecessor, para o município ficar apto a receber os repasses de transferências voluntárias, como emendas parlamentares e evitar que o repasses de parte do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), seja suspenso.
Segundo o presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski , a dívida não é esse montante todo, há débitos indevidamente lançados, o governo age de forma autoritária” ainda segundo ele, além do descumprimento de obrigações financeiras, há outros problemas, como omissões em prestações de contas e falta de apresentação de relatórios de gestão fiscal e de execução orçamentária. (jornaltribunadaregiao.com.br)
“