GREVE GERAL COMEÇA NESTA QUARTA FEIRA E TEM VÁRIOS DIAS DE PROGRAMAÇÃO NA BAHIA
  • 1.537
  • 0
  • 15/03/2017 
  • redacao
GREVE
Nesta quarta-feira (15), trabalhadores e membros da Frente Brasil Popular, Povo Sem Medo e de Centrais Sindicais vão seguir a tendência de diversas cidades brasileiras e realizar uma greve geral na Bahia, com intensa programação em Salvador.
As entidades programaram greves e manifestações por toda a capital e interior em conjunto com diversas categorias, que vão desde o transporte até a construção pesada, passando pela educação.
O texto da PEC 287, encaminhado ao Congresso Nacional pelo governo Temer em dezembro do ano passado é considerado por lideranças sindicais como um “desmonte” de todo o sistema previdenciário no Brasil, com objetivo de acabar com diretos adquiridos dos trabalhadores brasileiros, informam os líderes dos movimentos.
Aposentadoria apenas aos 65 anos, extinção do direito a férias, décimo terceiro e descanso remunerado, além do direito ao valor integral do benefício apenas com contribuição acima de 49 anos são propostas que estão em curso na Câmara dos Deputados e foram uma das motivações para o movimento.
Diante do cenário político brasileiro, com diversas reformas em andamento, movimentos populares e entidades sindicais de todo o Brasil realizarão de forma simultânea, em todos os estados, nesta quarta-feira (15), protestos e ações de conscientização para alertar a sociedade sobre o que significa a reforma da Previdência para os trabalhadores brasileiros.
O dia nacional de luta terá participação da Central Única dos Trabalhadores da Bahia (CUTBahia) e outras centrais por toda a Bahia. Os movimentos dos trabalhadores da agricultura familiar e economia solidária, afetados com a reforma da Previdência, estão convocando a todos e todas para fecharem BR, BA e avenidas importantes de diversas cidades pela Bahia.
Segundo o Presidente a Central Única dos Trabalhadores da Bahia, Cedro Silva, a paralisação das atividades está sendo votada em assembleias em comum acordo com toda a classe. Diversas cidades do interior estão confirmando algum ato. Atos, passeadas, caminhadas, fechamento de BR e BA e atos públicos em repartições federais, estaduais e municipais estão previstos. Escolas de toda a Bahia não terão aula e atos em setores da saúde também estão previstos.
A expectativa é de dois grandes atos na capital baiana, com o envolvimento de diversos setores, nesta quarta-feira (15), com outras atividades em Salvador e no interior, na quinta (16), sexta (17) e na próxima segunda-feira (20).
Em Salvador, acontecerão duas grandes atividades: um protesto em frente ao Shopping da Bahia, às 7h, e uma caminhada, com concentração no Campo Grande, a partir das 15h, ambas nesta quarta. Diversas categorias de trabalhadores também devem aderir ao movimento, realizando paralisações, assembleias e outras atividades durante alguma parte do dia.
As centrais estão convocando todos os trabalhadores para participar das atividades. “Só a nossa mobilização será capaz de barrar a retirada de direitos. Precisamos ocupar as ruas e pressionar os deputados a votarem contra as propostas”, alertou Aurino Pedreira presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil na Bahia (CTB Bahia).