As instruções rotárias, que têm acontecido de maneira rotativa no Rotary Club de Ubaitaba, têm proporcionado aos sócios maior integração com a organização. A cada reunião, um rotariano fica responsável em expor aos demais um tema específico sobre as doutrinas e obrigações dentro do Rotary.
Os temas recentemente abordados nas instruções foram a “Proposição de um novo sócio”, quando o rotariano Jorge Mendes explicou o que uma pessoa deve ter para se tornar um rotariano e a importância de estar atento a escolha dos novos sócios e “ Por que se fala tanto em frequência do Rotary?’, feita pelo companheiro Luciano Fahning, que comentou de que maneira a frequência é essencial para o clube, bem como o companheirismo, sempre tão propagado pela instituição.
“Recuperação e frequência em Rotary”, foi outro tema também proposto, explicado pelo rotariano Espedito Henriques. Ele falou sobre como fazer uma recuperação, quando os sócios não podem comparecer a uma reunião, mas ressaltando que o comparecimento dos rotarianos é de extrema importância para o crescimento do clube.
A Instrução Rotária é a orientação que se dá aos novos sócios, procurando integrá-los na técnica rotária, possibilitando-lhes uma aprendizagem de como funcionam os Rotary Clubes. A instrução rotativa vem acontecendo no Rotary de Ubaitaba desde o início do ano rotário 2014/2015 e os temas em discussão são propostos pelo presidente Cledeneor Isaac Soares (Kekede). (Fonte: rotaryclububaitaba.org)