AURELINO LEAL: TRADIÇÃO DE “BUMBA-MEU BOI” SERÁ RESGATADA PELA COMUNIDADE
  • 4.034
  • 0
  • 10/12/2021 
  • redacao

A vereadora Patrícia ao  lado do professor  Cristiano e do Diretor de Cultura Robson Marques durante entrevista no Jornal “Bom dia Cidades,  na Emissora Rio das Contas FM

Talvez você conheça algum desses folguedos de diferentes regiões do país, mas talvez não saiba que em Aurelino Leal, no  Sul da Bahia  também se dança o boi. Esquecido há quase 20 anos, o “Boi de Lero”  que desfilava nessa época pelas ruas da cidade vai  ressurgiu por iniciativa da Diretoria de Cultura do Município,  do professor Cristiano Pablo com apoio da vereadora Patrícia Sanches.

Eles  pretendem recuperar o folclore através da parceria firmada com a Prefeitura. Moradores  da cidade, Robson Marques e  o professor Cristiano, entusiastas do nativismo e das tradições, folclóricas, perceberam que cultura local não apenas perdia força como estava ameaçada de extinção, resolveram resgatar o tradicoonal “Boi de Lero” cujo nome foi em homenagem ao seu idealizador “Senhor Lero” velho trapricheiro  de velhos tempos.

Nesta sexta feira (10),  partir das 19 horas,  o cortejo sairá  da porta de igreja Matriz de N. S. da Conceição  acompanhada das  “Catirinas” e vai percorrer as ruas da cidade, fazendo visitas às residências onde serão recebidos pelos  moradores  que aguardam para danças e comemorar a visita.(jornaltribunadaregiaio.com.br)