PREFEITURA DE ITACARÉ RETOMA PROJETO DE ANÁLISE E TRATAMENTO DE ÁGUA
  • 716
  • 0
  • 11/03/2022 
  • redacao

 

Prefeitura de Itacaré, através do Serviço de Vigilância Sanitária, está retomando com o Projeto Água Fonte de Vida, uma ação que tem como objetivo garantir água boa, de qualidade, própria para o consumo dos moradores das mais diversas localidades do município. Como parte deste projeto, equipes das secretarias de Saúde e Agricultura e Pesca estarão realizando coleta das águas do município e enviando para análise, com o objetivo de monitorar as águas e identificar a presença de agrotóxico, verificando a qualidade dos recursos hídricos.

O cadastramento para a coleta de água já está sendo feito. Para solicitar a análise da água é preciso atender a alguns requisitos, como a garantia de que o produto é de uso coletivo. As comunidades que se enquadram ao projeto e desejam solicitar a análise e tratamento deverão entrar em contato com a Vigilância Sanitária através do número (73) 99950-0643. A coleta será feita no dia 22 de março, na região do distrito de Taboquinhas, daí a importância de solicitar o serviço com antecedência para fazer o agendamento.

Através do Projeto Água Fonte de Vida vem sendo realizada a análise de águas brutas, de uso coletivo, a exemplo de poços, cisternas, rios, represas e afins, nos mais diversos bairros e comunidades do município, tanto da sede quanto da zona rural. O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, informou que o objetivo do projeto é levar saúde, qualidade de vida e garantir água boa para todos. E o trabalho já foi retomado com a coleta de amostras que serão encaminhadas para a análise de laboratórios.

A secretária de Saúde, Andréia Palafoz, explica que as águas com resultados insatisfatórios nos requisitos microbiológicos e físico-químicos serão tratadas pela equipe, que também vai até ao local ensinar a população a fazer o tratamento. Andréia Palafoz informou ainda que além de promover a coleta, a identificação e mapeamento da qualidade da água consumida, a equipe do Projeto Água Fonte de Vida também foi capacitada para atuar na orientação e tratamento.