PREFEITO VISITA AS OBRAS DO CENTRO DE TRIAGEM E ESTAÇÃO DE TRANSBORDO DE ITACARÉ
  • 2.084
  • 0
  • 24/05/2022 
  • redacao

 

Antônio de Anízio também participou do curso sobre a fabricação de vassouras ecológicas.

O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, visitou na tarde da última quinta-feira(19) as obras de construção do Centro de Triagem e Reciclagem e a Estação de Transbordo, equipamentos que serão fundamentais para o fechamento definitivo do lixão. Os serviços seguem em ritmo acelerado e a previsão é de que no dia 23 de junho seja realizado o fechamento do lixão, colocando em funcionamento o Centro de Triagem e Reciclagem de Resíduos Sólidos, transformando Itacaré em um modelo de sustentabilidade.

Antônio de Anízio também participou do curso sobre a fabricação de vassouras ecológicas feitas a partir de garrafas pet, que foi promovido pela Prefeitura de Itacaré para os integrantes da Associação de Catadores Vitória. O objetivo é garantir um melhor aproveitamento desse material que antes iria para o lixo, mas que agora passa a ser aproveitado, garantindo mais renda e colaborando com a preservação do meio ambiente.

Prefeito visita as obras do Centro de Triagem e Estação de Transbordo de Itacaré.

Nas aulas os catadores aprenderam cada passo da produção das vassouras, desde a separação das garrafas, confecção e até mesmo a questão da comercialização. No Centro de Reciclagem a Prefeitura de Itacaré montou uma verdadeira oficina, com todos os equipamentos e ainda está doando para a Associação Vitória um kit para a produção de 1.008 vassouras, para que possam iniciar os negócios.

Todas essas ações sociais, educativas e ambientais, segundo o prefeito, fazem parte do Programa Lixão Nunca Mais, desenvolvido pela Prefeitura de Itacaré, em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Regional. Coordenado pelo Projeto ProteGEEr. Paralelo a esse trabalho, também está sendo feito o Programa de Coleta Seletiva, que já começou em Itacaré.

Nesta etapa está sendo feito o recolhimento dos resíduos secos e molhados em rotas piloto em diversas ruas, distribuídas por cores e em dias da semana. A meta é ampliar cada vez mais a coleta seletiva, para envolver toda a comunidade e visitabairros, garantido a geração de renda para os catadores, colaborando com o meio ambiente e transformando o município em um modelo de sustentabilidade. O objetivo é que em breve todos façam parte da coleta seletiva em Itacaré. Também vem sendo feita a orientação sobre a separação adequada para a reciclagem, explicando o que é reciclável, como proceder e os dias e horários de coletas em cada rota. (Fonte: SECOM-Secretaria de Comuicação/Prefeitura de Itacaré)