UBAITABA: SECRETARIA DE SAÚDE ENFRENTA DESAFIOS E COMEMORA CONQUISTAS IMPORTANTES
  • 1.759
  • 0
  • 03/06/2022 
  • redacao

 

A Secretaria Municipal de Saúde Drª Tamires faz balanço positivo das ações.

É inegável que gerir uma secretaria de Saúde é um grande desafio. Isso se torna mais difícil quando se considera tal gestão num contexto pandêmico mundial, seguido de uma enchente e surto de gripe. Sim, foi nesse cenário que a odontóloga Tamires Sampaio aceitou o desafio de comandar a pasta mais emblemática do município ubaitabense – a da Saúde.
Medidas simples e diretas como o corte na distribuição indevida de combustível dentre outros, talvez tenha sido o porta-voz que anunciou um modelo gestão baseado no controle de gastos e na distribuição equânime dos recursos da saúde, de modo a abarcar o máximo de usuários do serviço, principalmente os mais vulneráveis.
A primeira grande conquista da gestão foi na Atenção Básica e pode-se dizer, uma realização histórica para a cidade. O prédio do posto do Centro por quatro anos inacabado foi reformado e entregue a população com toda estrutura e capacidade para abrigar a Unidade Básica Dr. Jerônimo da Silva Souza, bem como o novo PSF do Centro Dr. Dinovaldo Sena. Além disso, também foi inaugurado o novo Posto de Saúde para atendimento exclusivo para os bairros da Conceição e Telebahia, antes realizado no antigo posto do Centro que funcionava numa casa alugada e era responsável por atender toda essa demanda amontoada dos bairros citados, somada a própria população do Centro e o bairro Bela Vista de forma desorganizada e pouco eficiente. Com os as novas Unidades de Saúde criadas, a atenção básica começou a se organizar e aumentou a cobertura municipal que antes era de 60% subiu para quase 90%.

 

O prefeito Beda Almeida, ladeado pela Secretária de Saúde Drª Thamires e o Médico Dr. Hugo, na inauguração da sede do CAPS

A inauguração do novo CAPS chamou atenção de toda região pelo espaço humanizado e pela equipe multidisciplinar que atua no cuidado destes pacientes. A saúde mental sempre foi um setor negligenciado por parte do poder público de maneira geral. Com o novo CAPS os pacientes tem acesso a oficinas de jardinagem, horta, musica, artesanato além de um espaço amplo e customizado para realização das atividades e terapias.

Ainda na área de saúde mental o projeto TEAABRAÇA busca estimular o desenvolvimento de crianças especiais, inclusive as portadoras de Transtorno do Espectro Autista (TEA), permitindo realizações sociais e educacionais com o apoio e cuidado familiar com atendimentos de Psicologia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Odontologia, Psiquiatria na Unidade Básica de Saúde para crianças especiais. Este projeto foi selecionado em primeiro lugar na Bahia para ser apresentado no Congresso Nacional de Secretários de Saúde que ocorrerá em Campo Grande – MS.

Um terceiro ponto pleiteado pela gestão é o Comando Único dos recursos da saúde, ou seja, o município será responsável por gerir toda verba destinada à saúde, inclusive a que é destinada ao custeio do hospital, porém gerida pelo Estado. O processo já está em vigor e facilitará a gestão e a fiscalização do funcionamento dos serviços prestados como serviços médicos, compra de insumos e medicações, assistência e etc.
Por fim, após 18 meses de uma gestão nascida numa pandemia, a secretaria segue com pequenas conquistas diárias como a otimização de seus sistemas de informação com objetivo de angariar mais recursos com a produtividade em saúde; Transferência da assistência secundária para Policlínica de Itabuna (antes em Jequié), o que economiza tempo, direciona recursos e facilita o transito dos paciente por outras vias, devido a proximidade e ao fluxo de transporte para Itabuna; Priorização do atendimento médico em zona rural, estruturação do programa de imunizações, fortalecimento da vigilância sanitária, estimulo a capacitação e educação continuada dos colaboradores e o mais importante, implementação do espírito de humanidade em todos os setores da secretaria.
Não há duvida que os desafios são grandes e que ainda há muito a ser feito, mas pode-se dizer que o que foi feito pela secretária de saúde e toda sua equipe, sob o comando do prefeito Bêda, já mudou a história do município de Ubaitaba para sempre, e para melhor. Que venham novas conquistas! (jornaltribunadaregiao;com.br)