BAMIN CONFIRMA PARA SEGUNDA-FEIRA INÍCIO DE OBRAS DA FERROVIA OESTE-LESTE NO SUL DA BAHIA
  • 1.232
  • 0
  • 30/06/2023 
  • redacao

Consórcio contratado pela Bamin concluirá obras da Fiol no sudoeste e sul da Bahia || Foto Elói Corrêa/GovBA

A Bamin Ferrovia confirmou, nesta quinta-feira (29), para a próxima segunda-feira (3), o início das obras do Lote 1F da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol 1), no sul na Bahia. O trecho de 127 quilômetros passará pelos municípios de Ilhéus, Uruçuca, Ubaitaba, Gongogi, Itagibá, Aurelino Leal e Aiquara.

A cerimônia de início das obras contará com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, autoridades estaduais e regionais. Terá a participação de Benedikt Sobotka, CEO Global da ERG, organização responsável pelas atividades da empresa no Brasil; Eduardo Ledsham, CEO da Bamin, e Sérgio Leite, CEO de Ferrovia da Bamin.

As obras do trecho receberão o investimento de R$ 1,1 bilhão e serão executadas pelo Consórcio TCR-10, formado pela empresa brasileira Tiisa e pela chinesa CREC-10. O consórcio será responsável pela construção, infraestrutura e superestrutura ferroviárias. A previsão é de que sejam gerados cerca de 1.200 postos de trabalho.

60 MILHÕES DE TONELADAS

A Ferrovia terá o total de 537 quilômetros de extensão, passando por 20 municípios, com previsão de ser concluída e em operação a partir de 2027. A Fiol terá capacidade para movimentar 60 milhões de toneladas de carga por ano.

A Bamin usará 40% do potencial da ferrovia para o transporte do minério de ferro produzido pela Mina Pedra de Ferro, disponibilizando o restante para o escoamento da produção de outras mineradoras, do agronegócio e demais segmentos. A Fiol ligará Ilhéus, onde ficará o Porto Sul, ao município de Caetité.