ITACARÉ: PREFEITURA REALIZA II FÓRUM DE MULHERES QUILOMBOLAS DO TERRITÓRIO LITORAL SUL
  • 1.300
  • 0
  • 02/08/2023 
  • redacao

No último sábado (29), o município de Itacaré sediou o II Fórum de Mulheres Quilombolas do Território Litoral Sul. Um encontro de potência regional, que este ano colocou em discussão o tema “Acesso à garantia de direitos como forma de sobrevivência e resistência”.

Um Fórum completo, construído e pensado pelas mulheres negras quilombolas, e contou com apresentações culturais de poesia e samba de roda, palestra, partilha de saberes e um delicioso café da manhã e almoço quilombola.

O Fórum ainda construiu diretrizes que serão apresentadas ao Governo do Estado, com apontamentos importantes, que colocam as demandas e necessidades das mulheres quilombolas no orçamento do Estado.

SOBRE AS COMUNIDADES QUILOMBOLAS DE ITACARÉ

O município é uma referência em comunidades quilombolas, no total, são 7 comunidades reconhecidas e certificadas pela Fundação Cultural Palmares, em curso, novos pedidos de comunidades que, se auto reconhecem, e querem também a certificação.

As comunidades também mantém sua cultura, através das vestes, culinária, religião, manifestações culturais como o Bicho Caçador, Volta da Jiboia, Maculelê, capoeira, entre outros, que, afirmam e reafirmam a presença e contribuição social e histórica desses povos na sociedade itacareense.