HOSPITAL ILHEENSE FAZ TERCEIRA CAPTAÇÃO DE MÚLTIPLOS ÓRGÃOS DE 2023
  • 957
  • 0
  • 19/09/2023 
  • redacao

 

Procedimento coincidiu com o Setembro Verde, campanha de doação de órgãos

O Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC) anunciou, nesta terça (19), a terceira captação de múltiplos órgãos feita neste ano. O procedimento foi executado no início deste mês, que é marcado Setembro Verde. A campanha visa conscientizar a sociedade sobre a importância da doação de órgãos para a vida das pessoas que aguardam nas filas de transplante.

Também no âmbito da campanha, a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes fez uma blitz para sensibilizar e informar os pacientes do Hospital sobre o impacto positivo da decisão de ser um doador ou doadora de órgãos. Para que essa escolha seja respeitada, é fundamental que as pessoas a manifeste aos seus familiares.

O grupo de trabalho também distribuiu materiais informativos e expôs peças de comunicação visual na entrada e nos lugares de maior fluxo no Hospital. “Todas essas ações conjuntas aconteceram no intuito de intensificar a conscientização e incentivo para a doação de órgãos”, assegurou Naama Ramos e Silva, enfermeira da Comissão.

 Comissão do HRCC atua em parceria com a Central Estadual de Transplantes, a Coordenação do Sistema Estadual de Transplantes e a Secretaria de Saúde da Bahia. Neste ano, o lema da campanha interinstitucional é “Transforme a dor em amor. Seja também um doador de órgãos e avise a sua família”. Segundo Naama Ramos, no próximo dia 27, Dia Nacional da Doação de Órgãos, o HRCC terá novas atividades do Setembro Verde.

Neste ano, além dos procedimentos com múltiplos órgãos, o Hospital Costa do Cacau já fez cinco captações de córneas, maior número entre as unidades da Sesab no sul da Bahia, ressalta a enfermeira. “Com muito trabalho e dedicação, estamos alcançando índices anteriores aos de 2020, quando foi decretada a emergência sanitária [da Covid-19]”.