- 2.134
- 0
- 16/02/2024
- redacao
O Conselho Universitário da Universidade Estadual de Santa Cruz (Consu/Uesc) aprovou, em sua 79ª reunião ordinária, a concessão dos títulos de Doutor Honoris Causa para Caetano Veloso, Chico Buarque de Holanda e Gilberto Gil.
O professor Alessandro Fernandes, reitor da Uesc, destaca que em abril, a Universidade comemora 50 anos de implantação do seu campus. “Nesta ocasião, faremos a cerimônia de entrega dos títulos honoríficos de Doutor Honoris Causa ao baterista Sabará, ao musico Kokó e ao memorialista José Nazal”.
Alessandro Fernandes explica que em 2023 a Universidade fez a opção de entregar o título a três personalidades regionais. “Mas nste ano estamos indicando três personalidades em nível nacional e internacional, mas com relações muito fortes com a nossa cultura”.
DEFENSORES DAS CAUSAS HUMANITÁRIAS
O professor afirma que as justificativas para concessão dos títulos está a importância dos laureados para sociedade brasileira, não apenas como dos cantores, compositores e escritores, mas também como defensores das diversas causas humanitárias, segundo o reitor
Os conselheiros também aprovaram a concessão dos títulos de Mérito Universitário para os servidores aposentados Edvaldo Pereira de Oliveira, Niraldo Alves da Silva e Senize Maria Correia Menezes Dócio. A honraria foi concedida em alusão ao destacado exercício de cada um em suas respectivas funções.
O jornalista Edvaldo Pereira de Oliveira foi responsável pela implantação da Assessoria de Comunicação da Uesc; Niraldo Alves da Silva, por quase três décadas atuou na área de gestão orçamento da instituição; e Senize Maria Correia Menezes Dócio, por mais de três décadas na área da gestão administrativa da Universidade.
Receberão título de Professor Emérito aos três ex-vice-reitores: Margarida Cordeiro Fahel; Lourice Salume Lessa e Elias Lins Guimarães. Também serão eméritos a Professora Doutora Moema Maria Badaró Cartibani Midlej, indicada pelo Departamento de Ciências Econômicas (DCEC); Raimunda Alves Moreira de Assis, Departamento de Ciências da Educação (DCIE); Maria de Lourdes Neto Simões, Departamento de Letras e Artes (DLA); e Altenildes Caldeira Moreau, do DCEC, indicado pelo reitor.
DOUTOR HONORIS CAUSA
Doutor Honoris Causa é a máxima distinção concedida pela Universidade a personalidades que se destacam pela atuação em defesa das artes, da ciência, das letras e do melhor entendimento entre os povos. Na Uesc as solicitações de concessão de título são encaminhadas ao Consu mediante proposta formalizada pela Reitoria ou por qualquer outro órgão colegiado da Instituição.
- FAÇA UM COMENTÁRIO
- 0 COMENTÁRIOS