ATLETAS DO SUL DA BAHIA DISPUTAM CAMPEONATO BRASILEIRO DE CANOAGEM DE VELOCIDADE
  • 754
  • 0
  • 11/09/2024 
  • redacao

 

Jacky Goldman, de Itacaré, é um dos destaques do Campeonato Brasileiro || Foto Divulgação

Os atletas da canoagem do sul da Bahia vão em busca de aumentar a coleção de medalhas no Campeonato Brasileiro Interclubes de Canoagem Velocidade e Paracanoagem 2024. A competição começou nesta terça-feira (10) e prossegue até domingo (15), em Lagoa Santa, Minas Gerais.

Nesta edição do Brasileiro, a Bahia participa com 180 atletas dos municípios de Ubaitaba, Ubatã, Itacaré, Maraú, além de São Félix e Camamu. Além de definir pontos para os rankings nacionais, é por meio dessa disputa que serão formadas as equipes brasileiras em competições internacionais futuras.

São esperados grandes resultados da delegação baiana, de acordo a presidente da Federação Baiana de Canoagem (Febac), Camila Lima Camila. “A expectativa é mais uma vez trazer o título para Bahia e assim somar 20 conquistas para o estado. Dentro da delegação que irá participar do Brasileiro, temos atletas campeões de Brasileiros, Sul-Americanos e Pan-Americanos, além de atletas com participação olímpica em Paris”, avalia Camila.

JACKY GODMANN

O atleta baiano olímpico que competirá representando a Bahia pela Associação de Canoagem de Itacaré (ACI) será Jacky Godmann, que disputou a C2500m masculino nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 ao lado de Isaquias Queiroz. Outro grande nome é o campeão mundial sub-23 Filipe Santana, que disputará pela Associação Cacaueira de Canoagem (ACC), de Ubaitaba.

O Campeonato Brasileiro Interclubes de Canoagem Velocidade e Paracanoagem 2024 terá mais de 500 atletas de 54 clubes diferentes do país. Até quinta-feira (12), eles disputarão provas de 1.000 metros. Nos dias seguintes de competição, acontecerão as provas de 500 e 200 metros.

A delegação baiana conta com apoio de transporte da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb). “A Sudesb forneceu quatro ônibus, quatro passagens aéreas, barcos de carbono, remos de carbono e novos uniformes compostos por calça, casaco, short e camisa polo. Tudo isso para o melhor desempenho da equipe no campeonato nacional”, conta Camila Lima.