DE UBAITABA PARA O MUNDO: A SAGA DO CANOISTA JEFFERSON LACERDA GANHA MOÇÃO DE APLAUSOS , TÍTULO DE CIDADÃO EM UBATÃ E LIVRO BIOGRÁFICO
  • 516
  • 0
  • 23/10/2025 
  • redacao

Wesley Faustino inicia projeto sobre livro biográfico do canoísta Jeferson Lacerd

Na manhã desta quinta-feira (23), os vereadores de Ubatã aprovaram, por unanimidade, uma Moção de Aplausos e o Projeto de Decreto Legislativo n° 007/2025, de autoria do presidente da Casa, vereador Gabriel Assumpção Nascif (PT), concedendo o Titulo de Cidadão Ubatense ao canoísta ubaitabense Jefferson Bispo Lacerda. Conhecido como Lacerda, ele atuou como técnico da seleção brasileira de canoagem velocidade por oito anos, parte desse periodo a seleção esteve sediada em Ubatã. Além disso, Lacerda é funcionário do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBa) há 34 anos, atuando na Comarca de Ubatã. Nascido em Itabuna e criado em Ubaitaba, Lacerda tem 63 anos e acumula uma impressionante coleção de 67 medalhas de ouro, 13 de prata e 4 de bronze.

Ele foi campeão brasileiro de canoagem velocidade, conquistou medalhas em campeonatos mundiais seis vezes, foi campeão sul-americano e, o mais notável, participou das Olimpíadas de 1992 na Espanha, sendo o único atleta da modalidade do Norte/Nordeste. Lacerda também se classificou para as Olimpíadas de 1996 em Atlanta(EEUU), mas uma lesão no ombro o afastou da competição. Curiosamente, começou a remar aos 27 anos, quando muitos já estão se aposentando do esporte e aos 30 anos estava competindo em uma Olimpíada.

Atualmente, o pesquisador e escritor ubatense Wesley Faustino está escrevendo a biografia de Jefferson Lacerda, a quem descreve com admiração: “as remadas de Jefferson são para nossos olhos, como uma poesia para os ouvidos, leves e soam como melodias”. A futura biografia, que Wesley pretende intitular “DO SONHO À REALIDADE – a saga de Jefferson Lacerda e a Canoagem”, está prevista para ser lançada em formato impresso e digital no primeiro semestre de 2026.