LULA MOSTRA IRRITAÇÃO COM TOFFOLI E CHEGA A DIZER A ALIADOS QUE MINISTRO DEVERIA DEIXAR STF
  • 95
  • 0
  • 26/01/2026 
  • redacao

 

— Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Lula (PT) tem demonstrado irritação com a atuação do ministro Dias Toffoli, do STF, na relatoria do inquérito do Banco Master. Nos bastidores, o presidente sinaliza que não pretende defendê-lo das críticas e chegou a comentar com auxiliares que o ministro deveria renunciar ou se aposentar, embora aliados considerem improvável um pedido formal de afastamento.

O incômodo de Lula envolve o desgaste institucional do Supremo, após reportagens apontarem ligações de familiares de Toffoli com fundos ligados ao banco, além do sigilo imposto ao inquérito e do receio de abafamento das investigações. O presidente tem defendido que o governo demonstre combate a fraudes, inclusive envolvendo figuras poderosas.

O caso atinge políticos da oposição e também aliados do governo. O dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, mantém relações com o centrão e com nomes do PT na Bahia. Lula acompanha o inquérito desde o fim do ano passado e estranhou o sigilo reforçado imposto por Toffoli.

Em reunião em dezembro, Lula disse que as investigações deveriam ir até o fim. Toffoli garantiu que nada seria encoberto. Após novas revelações, o ministro passou a sofrer maior pressão, mas nega qualquer comprometimento de sua imparcialidade e descarta deixar a relatoria.

Indicado ao STF por Lula, Toffoli acumula episódios de desgaste com o presidente, como a decisão que impediu sua ida ao velório do irmão em 2019, pelo qual pediu desculpas anos depois. (jornaltribunadaregiao.com.br)