SECRETÁRIO WALTER PINHEIRO SE REÚNE COM MINISTRO DE EDUCAÇÃO EM BRASÍLIA
  • 2.788
  • 0
  • 08/06/2016 
  • redacao

 

Secretário sa Educação da Bahia, Walter Pinheiro, se reúne com Ministro da Educação Mendonça Filho - Foto Isabelle Araújo Ascom

Secretário sa Educação da Bahia, Walter Pinheiro, se reúne com Ministro da Educação Mendonça Filho – Foto Isabelle Araújo Ascom

Dois dias após tomar posse, oficialmente, na Secretaria da Educação do Estado da Bahia, o secretário Walter Pinheiro se reuniu com o ministro da Educação (MEC), José Mendonça Ferreira Filho, nesta quarta-feira (08), em Brasília. Na agenda, programas e projetos que visam o fortalecimento da Educação Básica, como o aprimoramento da oferta da Educação Profissional na rede estadual. O secretário também visitou a Telecomunicações Brasileiras S.A (Telebras), vinculada ao Ministério das Comunicações, onde teve como um dos pontos da pauta o apoio e o suporte da Telebrás para serviços de telecomunicações, principalmente de banda larga nas escolas.

 “O objetivo da reunião é abrir com o Ministério da Educação uma agenda para os projetos que vamos implantar na Bahia, abrir os canais para que a gente desenvolva a Educação Básica e possa aprimorar a Educação Profissional”, afirmou. Pinheiro salientou que a Bahia avançou nos últimos anos na Educação Profissional, tendo mais de 79 mil estudantes matriculados em cursos técnicos de nível médio, mas destacou que novas estratégias serão utilizadas na rede, inclusive, envolvendo parceiros como a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

“O novo desafio, inclusive apontado pelo governador Rui Costa, é que a gente dê foco à utilização das novas ferramentas e uma melhor utilização de nossas unidades de ensino a distância, vinculando essa área com a ponta, ou seja, para onde a gente vai, de certa forma encaminhar os nossos jovens  tanto do ponto de vista do empreendedorismo, quanto do primeiro emprego,  uma ação onde também possa encontrar as vocações de cada região.  Então a ideia é que a gente consiga fazer uma boa parceria entre MEC e CNI”, afirmou Pinheiro.

O ministro da Educação, José Mendonça Ferreira Filho, disse que a equipe do MEC está à disposição para interagir e contribuir para os avanços da Educação na Bahia. “Eu pedi o secretario Marcos Vieira que interaja com a equipe do secretário Walter Pinheiro, com o time dele de Ciência e Tecnologia, para que veja de que forma a gente pode compatibilizar a nova realidade com as demandas da Bahia”.

Na agenda em Brasília, Walter Pinheiro esteve acompanhado pelo secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia, Manoel Mendonça, e pelo senador Roberto Muniz (PP/BA). Também participaram da reunião com o MEC, Marcos Vieira, secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, e Rossieli Soares da Silva, secretário de Educação Básica do MEC.