DILMA SE TORNA C IDADÃ BAIANA E RUI PEDE QUE ELA VOLTE EM JUNHO PARA PASSEATA
  • 2.024
  • 0
  • 16/06/2016 
  • redacao
Dilma defendeu o mandato, chamou oposicionistas de "parasitas" e lembrou obras de mobilidade na capital

Dilma defendeu o mandato, chamou oposicionistas de “parasitas” e lembrou obras de mobilidade na capital

Recepcionada com pétalas de rosas e banhos de pipoca na Assembleia Legislativa da Bahia, no Centro Administrativo, a presidente Dilma Rousseff (PT) recebeu, no início da tarde desta quinta-feira (16), o título de cidadã baiana. “Recebi um prêmio que foi esse título. Um prêmio daqueles que você se orgulha, fica mostrando para os seus netos. Agora eu sou baiana”, afirmou Dilma em um palanque montado ao lado da rampa da Assembleia Legislativa, para militantes. A presidente não concedeu entrevista à imprensa.

Um ato em defesa da presidente, prevista inicialmente para o Pelourinho e transferido para a praça do Campo Grande, foi cancelado. O governador Rui Costa justificou-se com a presidente que as chuvas dos últimos três dias em Salvador teriam motivado o cancelamento, mas convidou Dilma a voltar no próximo mês. “Eu queria pedir que a senhora fizesse um esforço adicional para que a Bahia lhe dê um presente de uma multidão nas ruas de Salvador lhe dizer ‘volta, querida’”, afirmou o governador.

Com bom humor, o deputado Rosenberg Pinto (PT), uma das lideranças do Partido dos Trabalhadores na Bahia e propositor do título de cidadania, afirmou que daqui para frente Dilma deve incorporar em sua rotina o “oxente” baiano e no cardápio pratos como carne do sol com farofa d’água e acarajé. O título foi proposto em 2011.

Defesa
A visita à capital baiana, segundo a própria presidente, faz parte de um roteiro de cidades em que ela tem defendido a sua permanência no governo federal. Dilma criticou a proposta enviada ao Congresso Nacional pelo presidente interino Michel Temer que propõe a retira do índice mínimo de investimento dos governos em saúde e educação, além de também rechaçar mudanças que reduziriam os públicos atendidos pelos programas Minha Casa Minha Vida e Bolsa Família.

Dilma também comentou sobre investimentos que o seu governo fez no estado, destacando obras de mobilidade. “Fiquei feliz ao chegar em Salvador pelo Aeroporto e, no caminho para o hotel, ontem à noite, e ver o avanço das obras do metrô (na avenida Paralela)”, comentou.

Integrantes da CUT, do MST, de movimentos feministas, de um centro de recuperação para usuários de drogas, além de outros movimentos sociais compareceram ao ato, que contou até com um microtrio. A linha de frente da multidão era majoritariamente de mulheres e foi para elas que Dilma argumentou que seu afastamento da presidência também tinha motivações “sexistas”.  (Correio).