PASSADO BATALHADOR DA MÃE DILMA ESTÁ POR TRÁS DO SUCESSO DE ISAQUIAS
  • 3.383
  • 1
  • 17/08/2016 
  • redacao
Isaquias e a mãe, Dilma Isaquias e a mãe, Dilma Foto: Jorge William / Agência O Globo Leia mais: http://extra.globo.com/esporte/rio-2016/passado-batalhador-da-mae-dilma-esta-por-tras-do-sucesso-de-isaquias-queiroz-19938724.html#ixzz4HZwFRqpc

Isaquias e a mãe, Dilma Foto: Jorge William / Agência O Globo

Com 1,75m de altura e 85kg, Isaquias Queiroz, de 22 anos, tornou-se um gigante, ontem, para conquistar uma inédita medalha para o Brasil. O baiano faturou a prata na prova de C1 1000 metros da canoagem velocidade — modalidade que nunca havia levado o país ao pódio olímpico. Por trás desse grande homem, no entanto, existe uma grande mulher.

Com silhueta franzina, ligeiramente encurvada, e rosto marcado por rugas, Dilma Queiroz, de 53 anos, engana à primeira vista. A aparência de fragilidade contrasta com a história de superação: após perder o marido precocemente, trabalhou duro para criar sozinha os dez filhos, sendo um deles o canoísta.

— Tive medo de carregar a família nos ombros, mas precisei tocar o barco. Pedi forças a Deus e consegui. Hoje é o Isaquias que me carrega — orgulha-se ela.

Para alimentar os filhos, dona Dilma conciliava bicos com o trabalho de servente na rodoviária da pequena cidade de Ubaitaba, no interior da Bahia. Ao falar sobre a infância, Isaquias lembra dos momentos difíceis, mas garante que nunca lhe faltou nada. Mérito da mãe, que com garra de atleta ensinou os filhos a nunca perderem a esperança e a fé.

— Agradeço a Deus pelo que tem feito por Isaquias por e todos nós. E, em nome de Jesus, vai vir mais ainda. Se Deus deu a prata, também pode dar o ouro — diz dona Dilma.

— Até que foi tranquilo. Parecia que o avião não estava andando, mas sim parado no ar — diverte-se ela, que se emociona ao lembrar da surpresa ao ouvir o piloto anunciar que estava a bordo a mãe de um futuro medalhista: — Foi uma homenagem muito bonita.

A emoção continua nos próximos dias. Isaquias ainda tem mais duas disputas de canoagem pela frente na Rio-2016, e a expectativa é que o atleta conquiste mais duas me

dalhas. Hoje, ele participa das eliminatórias da categoria C1 200m, cuja final será amanhã. Na sexta, estará nas eliminatórias do C2 1000m, em parceria com o também baiano Erlon de Souza, cuja final acontecerá no sábado. (Jornal Extra)