SECRETÁRIO DE SAÚDE DE ITACARÉ DEBATE SOBRE SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA
  • 894
  • 0
  • 16/05/2017 
  • redacao

 

 

Comite 1 joia

 

Comite 2 joinha

O secretário municipal de Saúde de Itacaré, Ricardo Lins, participou nesta segunda-feira, em Salvador, da primeira reunião de 2017 do Comitê Técnico Estadual da Saúde da Pulação Negra. O objetivo do encontro foi definir a agenda e as estratégias para formular, sistematizar, apoiar, monitorar e avaliar a implementação da Política Estadual de Atenção Integral à Saúde da População Negra, em consonância com os Planos Nacional e Estadual de Saúde e com o Plano Estadual de Promoção da Igualdade Racial.

De acordo com Ricardo Lins, o encontro também teve a finalidade de fomentar e apoiar a inclusão, nos Planos Municipais de Saúde, da atenção à saúde da população negra. O secretário explica que a participação de Itacaré nesse encontro, onde ele também representa o estado da Bahia, é importante para sensibilizar a gestão para proporcionar um serviço de saúde cada vez mais eficiente para a comunidade negra, principalmente por se levar em consideração que o município tem 90 por cento da população de negros e descendentes.

Ricardo Lins argumenta que Itacaré tem uma característica ainda mais peculiar, já que possui comunidades quilombolas remanescentes certificadas que precisam ser assistidas plenamente em todas essas políticas. E ao participar dessas reuniões Itacaré conseguirá atrair essas políticas para o município, assegurando uma melhor qualidade de vida, e uma saúde mais aprimorada. “É uma forma de estar trabalhando para atrair mais recursos para o município para aplicar na saúde”, complementou. Todas essas ações serão discutidas agora em Brasília, no encontro onde o secretário de Saúde de Itacaré, representando o estado da Bahia, também estará participando.

Dentre as principais atribuições, compete ao Comitê Técnico Estadual da Saúde da Pulação Negra garantir a inclusão da eqüidade racial nas Políticas, Planos e Programas de atenção à saúde; apresentar subsídios técnicos e políticos voltados para a atenção à saúde da população negra no processo de elaboração, implementação e acompanhamento do Plano Estadual de Saúde; elaborar propostas de intervenção conjunta nas diversas instâncias e órgãos do Sistema Único de Saúde e participar de iniciativas intersetoriais relacionadas com a saúde da população negra.

SECRETÁRIO DE SAÚDE DE ITACARÉ DEBATE

SOBRE SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA