SAÚDE REALIZA CAMPANHAS, MOBILIZAÇÕES E PALESTRAS EDUCATIVAS EM ITACARÉ
  • 1.808
  • 0
  • 19/06/2017 
  • redacao

Saúde 2 ok

Saúde 3 ok

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Itacaré, através do serviço de vigilância epidemiológica e a atenção básica do município, vem realizando uma série de ações em conjunto com os setores da educação e da comunidade com o objetivo de proporcionar o conhecimento, a detecção e prevenção de doenças, além de garantir a saúde individual ou coletiva. O trabalho consiste na prestação de serviços eficientes na área de saúde, orientação da população sobre como evitar e combater as doenças e também palestras educativas nas escolas e nas comunidades.

O secretário municipal de Saúde, Ricardo Lins, explica que dentre as ações educativas está a parceria com a Secretaria de Educação no programa Saúde da Escola. Como parte desse projeto foram realizadas em diversas escolas da sede e da zona rural palestras sobre a hanseníase, orientação sobre verminoses, administração de albendazol em crianças na faixa etária de 5 a 14 anos na realização da campanha nacional de geo-helmitíase e hanseníase, orientação nutricional, orientação em saúde bucal com aplicação de flúor e escovação, orientação sobre calendário vacinal e ainda palestras sobre a importância da saúde da criança e adolescente.

Todo esse trabalho, segundo informou o secretário, faz parte do compromisso do prefeito Antônio de Anízio de ampliar o serviço de atendimento a todos os cidadãos de Itacaré, da sede e da zona rural, além de levar o conhecimento para que a população seja um importante agente na prevenção de doenças. No que diz respeito à saúde da mulher, em todas as unidades foram realizadas atividades em maio, que é o mês da mulher, com palestras e orientações aos cuidados e prevenção ao câncer de mama e de colo de útero e outras doenças, além de testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite.

Já na semana da tuberculose foram realizadas ações de promoção à saúde com palestras nas unidades, orientações sobre sinais e sintomas e prevenção e também testes rápidos para HIV. Em conjunto com a Colônia de Pescadores de Itacaré foram realizadas mobilização e ações no combate à tuberculose. Nesse período também foram realizados mutirões nas ações de combate a endemias nos bairros da Passagem, Bairro Novo, Marambaia e no distrito de Taboquinhas. Tudo isso sem contar com as campanhas de vacinação, com a realização de atendimento nas unidades de saúde, postos volantes e visitas ás comunidades da zona rural.

Prefeitura Municipal de Itacaré

Assessoria de Comunicação