EVENTOS MARCAM ENCERRAMENTO DAS ATIVIDADES DO REMANDO NO RIO DE CONTAS
  • 2.428
  • 0
  • 18/12/2017 
  • redacao

A Associação de Canoagem de Itacaré, em parceria com a Prefeitura Municipal e a Superintendência do Desenvolvimento do Esporte do Estado da Bahia, encerrou neste sábado as atividades de 2017 do Projeto Remando no Rio de Contas, uma iniciativa que conta com a participação de cerca de 90 crianças e adolescentes de Itacaré.  O projeto trabalha com crianças e adolescentes os conceitos de esportes, prepara grandes atletas para a canoagem, mas também desenvolve ações de cidadania, ética profissional, convivência familiar e os valores sociais.

O projeto tem alcançados resultados tão positivos que nesse ano foram atendidas 90 crianças, mas a proposta é ampliar ainda mais o número de beneficiados com a iniciativa. E o encerramento foi em grande estilo, com a realização de um campeonato entre os integrantes do projeto disputando as mais diversas categorias. E não faltou a premiação e a disputa por equipes, despertando o sentimento de parceria, colaboração e de grupos. No final o tradicional banho na foz do Rio de Contas. O projeto retorna no dia 08 de janeiro.

As atividades de encerramento foram iniciadas na última quinta-feira, quando os representantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) que acompanham as crianças e adolescentes da Associação de Canoagem de Itacaré, com o Projeto Remando no Rio de Contas, realizaram um almoço para a conclusão das atividades do ano de 2017. O encontro foi realizado na sede do CRAS e teve como objetivo apresentar os conteúdos trabalhados diariamente com os participantes do serviço e também fortalecer os vínculos entre os orientadores, crianças, adolescentes e equipe técnica que durante todo o ano estiveram envolvidos nesse trabalho.

Como parte do projeto desenvolvido pela equipe do Cras com os integrantes do Remando no Rio de Contas foram realizados encontros duas vezes por semana, sempre às terças e sextas-feiras, com palestras, oficinas e dinâmicas em grupo. E os resultados, segundo os coordenadores do projeto, foram bastante satisfatórios, com a participação cada vez maior das crianças e adolescentes. Os encontros têm duração de uma hora, com atividades e lanches, nos turnos matutino e vespertino, possibilitando que o aluno estude em um período e participe do projeto no turno oposto. A propostas é realizar sempre dinâmicas para a troca de experiências e vivências, acompanhamento educacional e a inclusão em programas sociais, além de palestras mensais com temas de interesses do grupo.

A secretária de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Itacaré, Ivonete Damasceno, destaca a importância de expandir cada vez mais esses programas para que mais famílias sejam assistidas, acompanhadas e beneficiadas. O PAIF, por exemplo, é um programa que consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com finalidade de fortalecera função protetiva, prevenir a ruptura de seus vínculos, promover

o acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria da sua qualidade de vida. Já o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo é ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias realizado por meio do PAIF.

A Associação de Canoagem de Itacaré, onde está sendo desenvolvido o projeto, é uma entidade sem fins lucrativos que conta com a participação de cerca de 90 crianças e adolescentes e que realiza ações nas áreas de conscientização para a preservação ambiental, acompanhamento educacional, familiar e escolar, além de incentivar o esporte. Como parte desse projeto, dezenas de participantes já vem participando de campeonatos nacionais e internacionais, colocado Itacaré como referência da canoagem a nível mundial, oferecendo oportunidades, novos caminhos e revelando grandes atletas nessa modalidade.

Prefeitura Municipal de Itacaré

Secretaria de Comunicação