PREFEITURA DE ITACARÉ FAZ HOMENAGEM EM COMEMORAÇÃO AO DIA INTERNACIONAL DA MULHER
  • 352
  • 0
  • 08/03/2018 
  • redacao

A Prefeitura de Itacaré estará realizando nesta sexta-feira, dia 09, um café da manhã em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. O evento será realizado às 8 horas da manhã no Clube Municipal Pirajá, e é aberto a todas as mulheres da cidade. A proposta é prestar uma homenagem às mulheres pela sua garra, determinação, sensibilidade e dedicação.

O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, explica que será um momento de alegria e de homenagem, mas também de fazer uma reflexão sobre a força e a determinação das mulheres, além de lembrar das lutas e das conquistas dos direitos delas ao longo dos anos. De acordo com o prefeito, as mulheres têm conquistado com competência e respeito os seus espaços na sociedade e na vida profissional, mas ainda existem preconceitos e barreiras que precisam ser vencidas, daí a importância de lembrar e de comemorar o dia das mulheres.

O dia 8 de março é o resultado de uma série de fatos, lutas e reivindicações das mulheres por melhores condições de trabalho e direitos sociais e políticos, que tiveram início na segunda metade do século XIX e se estenderam até as primeiras décadas do XX. Nesse dia, em 1857, trabalhadores de uma indústria têxtil de Nova Iorque fizerem greve por melhores condições de trabalho e igualdades de direitos trabalhistas para as mulheres.

O movimento foi reprimido com violência pela polícia. Em 8 de março de 1908, trabalhadoras do comércio de agulhas de Nova Iorque, fizeram uma manifestação para lembrar o movimento de 1857 e exigir o voto feminino e fim do trabalho infantil. Este movimento também foi reprimido pela polícia.Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o “Dia Internacional da Mulher”, em homenagem ao movimento pelos direitos das mulheres e como forma de obter apoio internacional para luta em favor do direito de voto para as mulheres (sufrágio universal). Mas somente no ano de 1975, durante o Ano Internacional da Mulher, que a ONU (Organização das Nações Unidas) passou a celebrar o Dia Internacional da Mulher em 8 de março. (ASCOM-Assessoria de Comunicação)