UBAITABA: PREFEITURA PROMOVE CURSO DE FORMAÇÃO TÉCNICA PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE
  • 1.625
  • 0
  • 05/09/2018 
  • redacao

 

Agentes Comunitário de Saúde passarão por curso técnico em Ubaitaba

A Prefeitura de Ubaitaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inicia nesta quarta-feira, dia 5,a partir das 8h, no auditório do Colégio Estadual Otácilio Manoel Gomes, um Curso de Formação Técnica para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) . Com carga horária de 400 horas, o primeiro de um total de três módulos, consta de informações sobre a comunidade, política de saúde, perfil do ACS e seu processo de trabalho e cadastramento de famílias e plano de ações.

Ao todo, o Curso de Formação terá um total de 1.200 horas dentro da proposta do  Ministério da Saúde que financia a abertura de 250 mil vagas para qualificação de agentes comunitários de saúde (ACS) como técnicos em todo Brasil. A medida faz parte da nova Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), que amplia a atribuição desses profissionais, proporcionando maior resolutividade aos atendimentos à população.

A diretora da Atenção Básica, Lindinalva Alves de Oliveira, destaca a qualificação técnica dos ACS que passarão de forma mais técnica no atendimento às famílias de sua área de influência. Ela explica que o primeiro módulo terá quatro unidades, com 40 horas de aulas teóricas e 60 horas de prática profissional. “Cada vai fazer visitas supervisionadas por seus docentes na própria área de atuação cotidiana”, afirmou. Fonte: Assessoria de Comunicação-ASCOM