IBGE ABRE PROCESSO SELETIVO COM 25 VAGAS PARA ITACARÉ
  • 1.257
  • 0
  • 25/12/2021 
  • redacao

 

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está com inscrições abertas para o processo seletivo para contratar profissionais para as funções de recenseador, agente censitário supervisor (ACS) e agente censitário municipal (ACM). Para o município de Itacaré estão sendo oferecidas 25 vagas, sendo uma para agente censitário municipal, três vagas para agente censitário supervisor e 21 para recenseador. As inscrições vão até o dia 29 de dezembro e devem ser feitas através do endereço https://conhecimento.fgv.br/concursos/ibgepss21.

As inscrições nos processos seletivos de 2020 e 2021 não são válidas para o novo Censo 2022. Os interessados deverão fazer nova inscrição e pagar a taxa para participar desse novo processo seletivo. O pedido de reembolso deve ser feito pelo candidato no portal do IBGE, e o valor será restituído em até 40 dias após a solicitação.

Para a função de recenseador, é exigido ensino fundamental completo. O recenseador é o responsável por fazer o trabalho da coleta de dados por meio de entrevistas com os moradores. A previsão de duração do contrato é de até 3 meses, podendo ser prorrogado, com base nas necessidades de conclusão das atividades do Censo Demográfico e na disponibilidade de recursos orçamentários. A remuneração do recenseador é variável e não há um piso nem um teto de quanto ele poderá receber – quanto mais entrevistas realiza, quanto mais coletas ele faz, mais ele recebe.

Já o agente censitário supervisor exerce as tarefas de supervisão da operação censitária, com foco nas questões técnicas e de informática e administrativas. Está subordinado ao agente censitário municipal. Sua principal função é acompanhar, avaliar e, sobretudo, orientar os recenseadores durante a execução dos trabalhos de campo. A duração dos contratos é de 5 meses, podendo ser prorrogado, com base nas necessidades de conclusão das atividades do Censo Demográfico e na disponibilidade de recursos orçamentários. (Fonte: SECOM-Secretaria de Comunicação/Prefeitura de Itacaré)