MAIS FAMÍLIAS DE ITACARÉ SÃO BENEFICIADAS COM DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS DO PAA
  • 621
  • 0
  • 19/01/2019 
  • redacao

 

Cerca de 300 famílias de Itacaré que vivem em situação de vulnerabilidade alimentar foram beneficiadas nesta quinta-feira com a distribuição de alimentos gratuitamente, adquiridos através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A entrega foi feita pela Prefeitura de Itacaré e Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) às famílias previamente cadastradas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. O trabalho de distribuição de alimentos vem sendo feito com frequência e no ano passado centenas de famílias foram beneficiadas com o programa.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Itacaré, Patrícia Leal, o trabalho vai continuar em 2019 com a distribuição gratuita dos alimentos e a meta é de beneficiar centenas de famílias, não somente da sede, como também de Taboquinhas e região. Os alimentos foram comprados pelo PAA nos Programas de Assentamentos do município e associações de pequenos agricultores através da modalidade Compra com Doação Simultânea (CDS) e estão sendo entregues às famílias necessitadas. Na lista de alimentos estão banana de diferentes espécies, aipim, melancia, abóbora, abacate, goiaba, limão, temperos verdes, jacas, jiló e diversos outros produtos cultivados pelos agricultores familiares.

O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, considera importante a manutenção e a ampliação do PAA, pois todos saem ganhando com o programa. Os agricultores familiares ganham com certeza da comercialização dos seus produtos com preços justos, garantindo mais renda no campo. Já as famílias carentes são beneficiadas porque recebem gratuitamente alimentos de boa qualidade. Para isso a Prefeitura de Itacaré vem incentivando os agricultores familiares para que produzam cada vez mais e se organizem através de associações e cooperativas para que possam fazer parte desses programas.

Criado em 2003, no então governo Lula, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é uma ação do Governo Federal para colaborar com o enfrentamento da fome e da pobreza no Brasil e, ao mesmo tempo, fortalecer a agricultura familiar. Para isso, o programa utiliza mecanismos de comercialização que favorecem a aquisição direta de produtos de agricultores familiares ou de suas organizações, estimulando os processos de agregação de valor à produção. (Fonte: ASCOM-Assessoria de Comunicação/Prefeitura de Itacaré)