SEMINÁRIO REÚNE REDE DE ASSOCIAÇÕES RURAIS EM ITACARÉ
  • 1.946
  • 0
  • 27/01/2019 
  • redacao

 

 

Foi realizado, nesta sexta-feira (25), o Seminário de Lançamento de Projetos de Apoio à Rede de Associações Rurais do Território Litoral Sul da Bahia, na Escola Estadual Aurelino Leal, no município de Itacaré. O evento integra a ExpoFeira de Itacaré e conta com o apoio institucional da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater) e Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), órgãos vinculados à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR)

“Neste seminário, tivemos a oportunidade de dialogar com agricultores e agricultoras das diversas comunidades e suas respectivas associações, sobre o papel da assistência técnica e extensão rural (Ater), no fortalecimento da capacidade organizativa e produtiva. Cada vez mais se faz necessário ampliar a rede de parcerias, onde a Bahiater contribui nos processos formativos e na articulação das políticas”, destacou Célia Watanabe, superintendente da Bahiater, que ministrou uma palestra sobre as ações do Governo do Estado direcionadas a assistência técnica e extensão rural.

 

 

A ExpoFeira, que termina neste sábado (26), tem como principal objetivo a comercialização de produtos da agricultura familiar, além da realização de capacitações técnicas ligadas à produção rural, para gerar oportunidades de negócios e fortalecer o turismo da região. Durante o evento foi realizada a entrega do Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (Cefir) para 100 agricultores familiares de Itacaré.

O prefeito de Itacaré e presidente do Consórcio do Litoral Sul, Antônio de Anízio, destacou a importância da Expofeira como um instrumento de divulgação e valorização da agricultura familiar, mostrando tudo o que se produz na região, movimentando a economia regional e gerando muito mais emprego e renda. Ele também falou da importância do seminário que contou com a participação efetiva de associações de pequenos agricultores de diversos municípios da região, que teve como objetivo fortalecer cada vez mais o associativismo: “São através dessas iniciativas, de valorização dos pequenos agricultores e agricultoras e de capacitação dos produtores, que vamos garantir uma agricultura familiar cada vez mais forte”.

A ExpoFeira de Itacaré, além de servir para divulgação dos produtos da agricultura familiar, estimula uma rede de comercialização local, envolvendo hotéis, restaurantes e outros setores. “O evento ajuda a fortalecer as associações do Litoral Sul, serve de vitrine para lançar os produtos daqui de Itacaré. Foi um encontro de casa cheia, com muita gente incentivando e valorizando a produção rural”, afirma o presidente do Fórum de Secretários de Agricultura (Freade) e secretário municipal de Maraú, Valdemir Lisboa.