MP-BA INVESTIGA FRAUDES EM CARTÓRIOS E AFASTA 3 SERVIDORES DA PREFEITURA DE CANAVIEIRAS
  • 1.532
  • 0
  • 26/02/2019 
  • redacao

 

 investiga

Com o objetivo de investigar fraudes no Cartório de Registro de Imóveis e no Tabelionato de Notas do Município de Canavieiras, o Ministério Público estadual, em parceria com a 7ª Coordenadoria de Polícia Civil do Interior em Ilhéus (7ª Coorpin), deflagraram a 2ª fase da Operação Domus, nesta segunda (25). Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão de documentos, equipamentos eletrônicos e celulares no município de Canavieiras e um mandado no município de Pau Brasil.

Além disso, foram afastados três servidores públicos municipais, mas os nomes foram preservados pelo MP-BA. São investigados servidores da Secretaria Municipal de Finanças de Canavieiras, servidores do Tribunal de Justiça da Bahia e corretores de imóveis. Participaram da operação os promotores de Justiça Mayanna Ribeiro, Yuri Melo, Frank Ferrari, Thomás Brito e Maurício Pessoa; dois delegados e vários investigadores da Polícia Civil.

A investigação tem como foco as transações de imóveis e apuração dos crimes de falsidade ideológica, supressão de documentos públicos, corrupção passiva, peculato e crimes contra a ordem tributária. Segundo os promotores de Justiça, existem em andamento dois Procedimentos Investigatórios Criminais (PICs) no MP, uma ação penal e 14 inquéritos policiais. Ao fim da operação, o MP estadual comunicou ao Ministério Público Federal (MPF) a existência de confecções de escrituras públicas, usucapião extrajudicial e concessão de título de domínio direto de terras da União. (Blog Pimenta)