GOVERNO DO ESTADO CONFIRMA APOIO AO VI FESTIVAL SABORES DE ITACARÉ
  • 1.182
  • 0
  • 20/05/2019 
  • redacao

 

O Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), apoiará a VI edição do tradicional Festa semana do secretário de Meio Ambiente de Itacaré, Marcos Luedy, e do coordenador da Bahiater, Marcos Japu, com o Diretor-Presidente da CAR, Wilson Dias.

A solicitação foi feita pelo prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, considerando que o Festival Gastronômico terá como um dos objetivos mostrar a alta gastronomia da cidade feita com produtos cultivados na pela agricultura familiar no município. De acordo com o prefeito, o evento será importante para demonstrar o quanto a agricultura familiar em Itacaré é forte, diversificada e está presente na gastronomia, com pratos, petiscos e drinks que encantam a todos, itacareenses e turistas.

Nesta edição, 30 empreendimentos da agricultura familiar, apoiados pelo Bahia Produtiva, projeto executado pela CAR/SDR, estarão expondo e comercializado seus produtos. “A pujança turística de Itacaré é visível e a agricultura familiar precisa pegar uma carona nesse eixo de desenvolvimento, que ajuda os nossos empreendimentos a vender os produtos para trade hoteleiro e também para os turistas que visitam o município”, destacou Wilson Dias, diretor-presidente da CAR.

O tema central que norteará o festival será Agricultura Familiar – Gastronomia de Raiz – Turismo. De acordo com os organizadores, a expectativa é receber cinco mil pessoas durante o evento, que terá na programação cozinha show, feira gastronômica, artesanato, produtos da agricultura familiar e atrações culturais. E uma das atrações musicais já confirmadas é a cantora Maria Gadú, também compositora de canções e violonista brasileira de Música Popular Brasileira, indicada duas vezes ao Grammy Latino.

“Para o município de Itacaré é muito importante o apoio do Governo do Estado, pois é uma parceria antiga que está a cada dia mais se ampliando e se consolidando oferecendo sempre novas expectativas”, afirmou Marcos Luedy, secretário de Meio Ambiente do município de Itacaré. Uma novidade no Festival Sabores de Itacaré de 2019 será o Armazém do Cacau, um local que abrigará vários produtores de chocolate e o público visitante poderá ver o processo de beneficiamento do cacau até ele se transformar em um doce saboroso.