UBAITABA: BNCC É TEMA ENCONTRO DE DOCENTES E DIRIGENTES DA EDUCAÇÃO
  • 4.235
  • 0
  • 10/08/2019 
  • redacao

A secretária da Educação de Ubaitaba, Roberta Carneiro, considerou significativos os resultados alcançados pelo evento “BNCC Diálogo Café” que reuniu gestores, vice-gestores e coordenadores da educação básica da rede escolar do município no espaço de formação da Escola Wilson Maron. Foram palestrantes as professoras Maria das Graças Souza Moreira, Manoela Oliveira de Souza e Audinea Souza Santos, mediadoras da cidade de Gandu.

Durante toda esta sexta-feira, dia 9, os profissionais da Educação puderam tirar dúvidas de como utilizar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no dia-a-dia fazer pedagógico. “A partir da BNCC vai haver mudanças estruturais na proposta curricular e em todos os documentos norteadores do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, Plano de Custos, etc.”, sintetizou a secretária.

Por tudo o que foi demonstrado pelas mediadoras haverá a necessidade de tudo ser repensado com a BNCC, para que a lei que a instituiu seja cumprida. Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a Base deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das unidades federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil.

A Base estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica. Orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a Base soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.