COMUNIDADE DE RUA DE PALHA, EM ITACARÉ, INICIA FESTA DE SÃO ROQUE
  • 4.121
  • 0
  • 17/08/2019 
  • redacao

Os festejos tiveram inicio no dia 16 a prosseguem até o dia 24

A comunidade de Rua de Palha, em Itacaré, inicia nesta sexta-feira, dia 16, os festejos em homenagens a São Roque, padroeiro da localidade. De acordo com a programação, até o dia 24 de agosto serão realizadas celebrações todas as noites, dedicadas a comunidades vizinhas, profissionais, grupos de oração, órgãos públicos e famílias do município. A realização é da Paróquia de São Miguel Arcanjo, com o apoio da Prefeitura de Itacaré.
E no dia 25, consagrado ao Santo, os festejos em homenagem a São Roque começam com uma alvorada em Rua de Palha, às 5 horas da manhã, contando como fogos de artifícios e bandas que circularão pelas ruas da comunidade anunciando a festa. Às 15 horas será celebrada a missa solene, seguindo com procissão e bênção do Santíssimo Sacramento. Logo depois acontece a festa com bandas locais e grandes atrações regionais que vão amimar os moradores e visitantes.
O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, reafirmou o compromisso de garantir a tradição dos distritos de comemorar a festa dos seus padroeiros e também o memento de confraternização entre os moradores de Rua de Palha e os visitantes. “E mais uma vez realizaremos uma grande festa com alegria, mas também num clima de paz, harmonia e animação, onde todos possam comemorar, brincar e curtir sem violência”, complementou o prefeito.
Roque de Montpellier (c. 1295 – 1327) é um santo da Igreja Católica Romana, protetor contra a peste e padroeiro dos inválidos e cirurgiões. É também considerado por algumas comunidades católicas como protetor do gado contra doenças contagiosas. A sua popularidade, devido à intercessão contra a peste, é grande sendo padroeiro de múltiplas comunidades em todo o mundo católico e padroeiro de diversas profissões ligadas à medicina, ao tratamento de animais e dos seus produtos e aos cães. A sua festa celebra-se a 16 de agosto. (Fonte: SECOM-Secretaria de Comunicação/Prefeitura de Itacaré)