ITACARÉ REALIZARÁ OFICINAS DE DIAGNÓSTICO DO PLANO DE SANEAMENTO BÁSICO
  • 1.321
  • 0
  • 30/08/2019 
  • redacao
A Prefeitura de Itacaré estará realizando na próxima semana as oficinas de diagnósticos e prognósticos para a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB). As oficinas são abertas ao público e serão realizadas nas mais diversas comunidades de Itacaré, na sede e na zona rural. As discussões fazem parte das orientações da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e tem o objetivo de ouvir a comunidade, para que cada um possa propor, sugerir e participar das discussões sobre o PMSB.
De acordo com a programação no dia 03 de setembro, terça-feira, serão realizadas três oficinas, sendo uma às 9 horas da manhã na escola municipal da comunidade do Cachimbo Seco, outra às 14 horas na Igreja Católica de Água Fria e a terceira às 19 horas no Salão Paroquial da Igreja de Bom Jesus de Taboquinhas. No dia 04 de setembro serão realizadas as oficinas na comunidade de Morada de Israel, às 9 horas da manhã na sede da Associação de Moradores; às 14 horas na escola da Camboinha e às 19 horas na sede da Associação de Moradores da Marambaia. Já no dia 05 de setembro as oficinas serão às 9 horas na Associação Assentamento Pancada Grande e às 14 horas será na sede do município, na Igreja Bola de Neve.
O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, destaca a importância da participação de todos para discutir o plano conjunto de saneamento básico do município, feito a várias mãos e com a contribuição, as ideias e a colaboração de todos. O objetivo desse trabalho, segundo informou o prefeito é dar prosseguimento a todas as ações, discussões, diagnósticos, audiências públicas e atualização dos dados para que o Plano de Saneamento Básico seja concluído, possibilitando que seja aprovado pelo Governo Federal e o município esteja apto a receber recursos para obras de saneamento.
O PMSB abrange quatro áreas: serviços de água, esgotos, resíduos sólidos e drenagem das águas pluviais urbanas.O Plano municipal deve garantir a promoção da segurança hídrica, prevenção de doenças, redução das desigualdades sociais, preservação do meio ambiente, desenvolvimento econômico do município, ocupação adequada do solo, e a prevenção de acidentes ambientais e eventos como enchentes, falta de água e poluição. (Fonte: SECM- Secretaria de Comunicação/ Prefeitura de Itacaré)