MOSTRA DE CONHECIMENTO MARCOU DESFILE DA INDEPENDÊNCIA EM TABOQUINHAS E ITACARÉ
  • 2.019
  • 0
  • 09/09/2019 
  • redacao

 

 

Centenas de estudantes das escolas públicas de Itacaré participaram na última sexta-feira do desfile da Independência do Brasil, realizado na sede e no distrito de Taboquinhas. Em Itacaré o desfile foi organizado pela Escola Municipal Maria Benjamina da Cruz, com o apoio do Clube dos Desbravadores. O desfile começou às 8 horas da manhã na avenida Castro Alves, na orla da cidade, e teve como tema “Se Criança Governasse o Mundo…”, baseado no livro de Marcelo Xavier.

Já o desfile de Taboquinhas contou com a participação das escolas municipais Antônio Raimundo dos Santos, Dr. José Cruz, Padre Edgar dos Santos Torres, Grupo Escolar Bom Jesus, Instituto Municipal de Educação Paulo Souto, Oscar Moreira, Marieta e Castro Alves, além do Colégio Estadual de Taboquinhas. Esse ano o desfile teve como tema central “O Conhecimento é a Luz do Mundo”.

Divididos em alas, representando as mais diversas fases do conhecimento. As escolas do campo Antônio Raimundo dos Santos, Oscar Moreira, Marieta e Castro Alves apresentaram o sub-tema Conhecimentos Populares, trazendo instrumentos e ritmos, samba de roda, quadrilhas, carnaval, remédios medicinais, comidas típicas e profissões do campo. Já o Grupo Escolar Padre Edgar dos Santos Torres abordou o sub-tema Conhecimentos Religiosos, contando a história das mais diversas religiões e pregando o amor entre a humanidade.

As escolas municipais Bom Jesus e Dr. José Cruz apresentaram o tema Conhecimentos Filosóficos, com s história dos grandes filósofos e pensadores. Já o Instituto Municipal Governador Paulo Souto trouxe para o desfile o sub-tema Conhecimentos Científicos, mostrando a história das invenções e descobertas da medicina e da comunicação. O desfile cotou ainda com o pelotão de marcha, com os alunos das escolas municipais e estaduais desfilando fardados, pelotão de cavalaria, pelotão de bandeiras, representação da família real e também a apresentação da Fanfarra de Percussão de Taboquinhas (Fanpet)

A proposta foi envolver alunos das mais diversas unidades escolares, da sede e da zona rural, num grande ato de comemoração pela independência do Brasil. O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, parabenizou os estudantes, professores e alunos pelo gesto de cidadania e explicou que apesar dos problemas que o Brasil enfrenta, o desfile da Independência é uma oportunidade para as escolas trabalharem questões como ética, cidadania e símbolos da pátria. De acordo com ele, esse é um momento para se refletir e continuar a luta em defesa de dias melhores para o Brasil.

A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes do país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. O Dia da Independência, também chamado Dia da Independência do Brasil, Dia da Pátria, é um feriado nacional do Brasil celebrado no dia 7 de setembro de cada ano. A data comemora a Declaração de Independência do Brasil do Império Português no dia 7 de setembro de 1822.

(Fonte: SECOM-Secretaria de Comunicação/Prefeitura de Itacaré)