CAMPANHA “ASAS LIVRES” DE COMBATE AO TRÁFICO DE AVES FOI LANÇADA EM ITACARÉ
  • 2.342
  • 0
  • 09/04/2020 
  • redacao

 

 

A Campanha “Asas Livres” que visa alertar a população para o combate ao tráfico de aves em Itacaré e região foi  lançada nesta quarta feira 08,  nas mídias locais e redes sociais pela Prefeitura Municipal de Itacaré, através da Secretaria de Meio Ambiente e do Conselho Municipal de Políticas Integradas  (COMPAI).

Inicialmente, a Campanha terá caráter educativo e de sensibilização para os danos causados pela captura, criação e tráfico de pássaros no município tendo como público-alvo a população de Itacaré e região.  Segundo o prefeito de Itacaré, Antonio de Anizio, “De cada dez pássaros capturados apenas um deles chegam ao seu destino, comprometendo o bem estar animal e os nossos ecossistemas”.

O município de Itacaré realiza, anualmente, um Seminário sobre o turismo de Observação de Pássaros. Para o Secretário de Meio Ambiente, Marcos Luedy “a ideia é valorizar esse tema para que, além da preservação das aves, a Campanha possa consolidar a cidade como um dos polos de desenvolvimento turístico a partir do cuidado que a população tenha com seus pássaros”.

Palestras, eventos, concursos de redação, exibição de vídeos, dentre outras atividades também farão parte da Campanha que terá caráter permanente. O COMPAI, através das suas instituições componentes, estará executando as metas da Campanha, assim que passar os efeitos da pandemia do coronavírus no município. A campanha também será abordada no programa “Liga da Justiça Ambiental”, organizado pela ONG ETIV, que estimula o protagonismo jovem para o desenvolvimento de ações socioambientais em suas comunidades. Por enquanto, as ações serão virtuais.

A Campanha “Asas Livres” pretende realizar um evento específico em Itacaré sobre o tema no Dia Mundial das Aves que acontecerá no dia 5 de outubro do ano em curso.