ARTISTA PLÁSTICO RECUPERA ESPAÇOS PÚBLICOS EM IBICARAÍ COM UM TOQUE DE ARTE RUPESTRE
  • 3.096
  • 0
  • 28/07/2020 
  • redacao

 

 

 

A arte e o artista existem desde o início da humanidade. A arte rupestre ou pré-histórica retrata a mais antiga representação artística da história do homem. Os mais antigos indícios dessa arte são datados no período Paleolítico Superior (40.000 a.C.), que consistiam em pinturas e desenhos gravados em paredes e tetos das cavernas. Está na natureza humana transformar tudo em arte.

Em Ibicaraí o artista plástico Otávio Martins sentiu a necessidade de expor seu trabalho para o mundo da forma mais democrática possível. Uma forma rupestre em pleno século 21. O artista diz que a ideia de disponibilizar arte para todos nasceu com a necessidade de dar vida para os inúmeros postes e muros que vivem abandonados pela cidade.

Segundo Otávio, esse traço com essa concepção vem sendo desenvolvida por ele há algum tempo e ele tem aplicado a sua técnica em camisas. A ideia de colocar arte nos postes da Praça Otaviano Batista e em um muro ao lado, partiu do prefeito Lula Brandão, que viu o trabalho na rua que ele mora e fez a proposta. A prefeitura ajudou com o material e o artista doou o seu tempo, talento e sua arte.

“Tive a iniciativa de pintar os postes da rua onde moro e arredores do ateliê e com a reforma da praça da quadra,o prefeito me convidou para pintar os postes da nova praça. De imediato aceitei, em virtude da praça se chamar ‘Otaviano Batista’, em homenagem ao meu avô”. O proprietário da panificadora Santa Rita (Yuri), viu o meu trabalho e concedeu o muro ao lado do seu estabelecimento para que eu pudesse expressar e contextualizar melhor a proposta do meu trabalho. É importante ressaltar o feedback positivo, vibrante e entusiasmado da comunidade sobre esta ação. Isso é o mais gratificante para o artistae mostra o quanto a arte vivifica a alma humana!Espero poder expandir e levar essa nova proposta para outros municípios, pois a arte precisa ser propagada”, disse Otávio.

Quem é Otávio Martins

Nascido em uma família de artistas e artesãos, Otávio teve influência mais direta de sua mãe Gisélia Oliveira (in memoriam), professora de artes e desenho geométrico, bordadeira, decoradora de igreja e dona de inúmeros talentos. Ainda criança, Otávio adorava mexer nas tintas espalhadas pela casa, gostava de burilar as letras da caligrafia aprendida na escola e tinha seus trabalhos emoldurados com o incentivo da mãe.