GARI E ESCRITOR DO ALEMÃO É CONVIDADO PARA FAZER PALESTRA EM HARVARD APÓS LIVRO SOBRE TRABALHO NAS RUAS
  • 893
  • 0
  • 23/03/2024 
  • redacao

Gari e escritor do Alemão é convidado para palestra em Harvard após livro sobre trabalho nas ruas

Dividindo a rotina entre gari e escritor, esse brasileiro foi convidado para palestrar em Harvard, uma das universidades mais renomadas do mundo! Por Vitor Guerra / SNB / Via G1
Valdeci Boareto é gari de uma escola municipal em Ramos, Zona Norte do Rio de Janeiro. Há quase 4 anos ele também se descobriu escritor. Na Bienal de 2023, quando acompanhou a excursão dos alunos da Escola Municipal Manuel da Nóbrega, ele lançou um livro.
“Comportamento que te salva – A vida sob o olhar de um gari que só quer respeito”, foi escrito durante a pandemia. A obra ficou famosa e Valdeci recebeu o convite de estudantes brasileiros de Harvard para dar uma palestra. É o primeiro coletor de lixo a palestrar na Universidade de Harvard!
Gari há 27 anos
Já são 27 anos dedicados à profissão de gari.
Com o isolamento da pandemia, Valdeci começou escrever para tentar driblar a depressão.
“Eu não podia sair de casa. Uma depressão, uma angústia. Me mudei para Seropédica e no meio do mato começaram a vir ideais. Escrever sobre a minha história no dia a dia na rua”, disse Valdeci.
Quase 3 décadas de profissão renderam muitas histórias para o homem, que compilou tudo em um livro. Leia mais no sonoticiaboa