SESAB SINALIZA QUE A BAHIA ESTÁ SEM SORO ANTIOFÍDICO PARA PICADA DE JARARACA
  • 1.084
  • 0
  • 19/06/2021 
  • redacao

Perigosa, a picada da Jararaca pode provocar lesões no local da picada, hemorragia e necrose.

A Secretaria de Saúde da Bahia divulgou na última sexta-feira (18), que o estado está sem estoque de soro antiofídico para picada de Jararaca (antibotrópico). Em nota, a Sesab diz que o problema é originado no Ministério da Saúde e também atinge outros estados.
O soro é utilizado como antídoto quando um indivíduo é picado por uma serpente e é formado por anticorpos, com objetivo de neutralizar a ação do veneno que se encontra no sangue e nos tecidos da pessoa que foi picada.
Considerada uma cobra perigosa, a picada da Jararaca pode provocar lesões no local da picada, hemorragia e necrose.
Ainda segundo a Sesab, Centro de Informação e Assistência Toxicológica (Ciatox), que fica no Hospital Geral Roberto Santos, não realiza aplicação do soro e não há necessidade de deslocar pacientes para Salvador, a princípio.
A secretaria recomenda que em caso de tratamento com soro, os profissionais de saúde dos municípios procurem as regionais para localizar o centro mais próximo para aplicação ou remanejamento do imunobiológico.
O Ciatox conseguiu de forma emergencial, 100 ampolas do soro emprestadas pelo estado de Pernambuco, até a chegada de nova remessa do Ministério da Saúde. A previsão é para os próximos dias.