ROSEMBERG CONFIRMA VISITA DE LULA À BAHIA NA PRÓXIMA SEMANA
  • 846
  • 0
  • 04/03/2022 
  • redacao

Segundo Rosemberg, Lula quer garantir unidade da coalizão governista

O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) afirmou na terça-feira (2) que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visitará a Bahia na próxima semana. Líder do governo na Assembleia Legislativa, o parlamentar atribuiu a informação ao governador Rui Costa (PT), com quem dividia palanque, durante ato em Arataca, no sul do estado.
No anúncio, Rosemberg dirigiu-se nominalmente ao senador Otto Alencar (PSD), também presente no ato, assegurando que a chegada de Lula ao estado tem o intuito de manter a unidade da coalizão que governa a Bahia desde 2007. Assista.
Segundo apuração do site, Bahia Extra, o dia cogitado para a visita de Lula ao estado é a próxima terça-feira (8), data ainda não confirmada pelo PT. A chegada do ex-presidente à Bahia no início de março já era esperada por lideranças baianas desde a reunião do presidenciável com Rui Costa, Otto e o senador Jaques Wagner (PT), em São Paulo, em meados de fevereiro
FALTA COMBINAR COM OS VERMELHOS
Após a desistência do senador Jaques Wagner de disputar novamente o governo estadual, alas do PT defendem a construção de candidatura própria.
Contudo, ganha força a especulação de que um dos objetivos da presença de Lula na Bahia é convencer Otto a desistir da tentativa de reeleição e a se candidatar a governador, abrindo caminho para que o governador Rui Costa se candidate ao Senado.
Nesse cenário, Rui passaria o comando do governo ao vice-governador João Leão (PP), a quem caberia indicar o candidato a vice da majoritária governista.
A julgar pelas manifestações recentes do vice-prefeito de Ilhéus, Bebeto Galvão (PSB), e do secretário estadual Davidson Magalhães (PCdoB), a hipótese acima, que circula na imprensa, ainda não foi combinada com socialistas e comunistas.
O mesmo pode ser dito de lideranças petistas, a exemplo do deputado federal Jorge Solla, dos mais ferrenhos defensores da presença de um quadro do PT na cabeça da chapa.