BOLSONARO GANHA MAIS VOTOS DOS ELEITORES DE CIRO DO QUE LULA, DIZ DATAFOLHA
  • 1.510
  • 0
  • 08/10/2022 
  • redacao

Lula e Bolsonaro irão disputar o segundo turno das eleições no dia 30 de outubro/ Foto Lula: Ricardo Stuckert | Foto Bolsonaro: Alan Santos/PR

O instituto Datafolha divulgou nesta sexta-feira (7), uma pesquisa que mostrou que Jair Bolsonaro (PL) está herdando mais votos de Ciro Gomes (PDT) do que Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mesmo o candidato pedetista declarando apoio formalmente ao ex-presidente.

Entre as pessoas que votaram em Simone Tebet (MDB) no primeiro turno, há mais equilíbrio na distribuição de votos.  Os eleitores que votaram nela estão dando vantagem a Lula nesta segunda etapa das eleições.

Segundo o Metrópoles, a pesquisa ouviu 2.884 pessoas, entre os dias 5 e 7 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral sob o número BR-02012/2022.

Pesquisas do Datafolha

A primeira pesquisa Datafolha do segundo turno das eleições, divulgada nesta sexta (7), foi lida dentro da campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como reflexo do resultado das urnas, com um congelamento do cenário apurado no domingo (2). Mas aliados apostam na liderança do petista e na manutenção de apoios para vencer no segundo turno.

Do outro lado, aliados do presidente Jair Bolsonaro (PL) seguiram na estratégia de questionar o levantamento e atacar os institutos de pesquisa.

Lula aparece com 49% da intenção de votos no Datafolha, contra 44% que dizem votar em Bolsonaro. Os indecisos são 2% e brancos e nulos somam, 6%. A pesquisa é um retrato do momento e não necessariamente reflete a votação que os candidatos terão.

Em relação aos votos válidos, métrica aplicada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Lula tem 53% e Bolsonaro 47%. No primeiro turno, o ex-presidente somou 48,4% dos votos válidos e o atual, 43,2%Na Bahia, acontecerá também a votação para o governo do estado. Jerônimo Rodrigues (PT) e ACM Neto (União Brasil) estão disputando o cargo. A decisão das urnas foi referendada neste domingo (2). O petista teve 49,32%, contra 40,89% do carlista, com 99,09% das urnas apuradas.